Conselho Municipal dos Portadores de Deficiência recebe doação da Transpetro

04/08/2005 17:24:25 - Jornalista: Sonia Braga

Cerca de 160 quilos de alimentos não perecíveis foram doados pela Transpetro/Terminal Cabiúnas na tarde desta quinta-feira (4) ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CMDPPD). A doação aconteceu na sede da entidade, à rua Teixeira de Gouveia, 767 na presença da assistente social Fernanda Pereato. A entrega foi feita pela assistente social da Transpetro, Elisângela Lima.

O CMDPP foi fundado pela prefeitura em 1995 e recebe em torno de R$ 50 mil mensais da prefeitura. O recurso é distribuído às outras entidades cadastradas. Dentre os benefícios proporcionados pelo Conselho estão ônibus escolar para crianças portadoras de necessidades especiais, cadeiras de roda, aparelho auditivo, dentista, prótese, muletas, fraldas descartáveis e encaminhamento para médicos especialistas e inscrição para casa própria através da Empresa Municipal de Habitação, Urbanismo, Saneamento e Água (Emhusa) e da Caixa Econômica Federal (CEF). Dentre outros, encaminhamento para a (Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR).

Para obter os benefícios, a pessoa precisa, primeiramente, apresentar documentos, tais como xerox da carteira de identidade, CPF, laudo médico e, em caso de crianças, certidão de nascimento. A partir do cadastro a pessoa é encaminhada a uma assistente social que irá proceder a orientação, de acordo com a necessidade.