Conservatório de Música inova com oficina de chorinho

26/09/2005 14:05:36 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O Conservatório Macaé de Música (CMM) está inovando suas atividades musicais. Agora, além das orquestras de violino, de flauta doce e da camerata de violões, uma oficina de chorinho envolve entre 20 e 30 músicos neste estilo musical genuinamente brasileiro. Os ensaios são todos os sábados de manhã nas dependências do Conservatório. Flauta Transversa, violino, sax, cavaquinho e pandeiro são os instrumentos utilizados por eles.

Segundo o professor das aulas de práticas de choro, Jean Carlos Chaves Batista, o objetivo da oficina é resgatar a verdadeira música brasileira: o choro e o samba, além de levar esta cultura musical às pessoas que não a conhecem. A primeira apresentação do grupo foi na tarde do dia 17 de setembro para mais de 500 pessoas no Ypiranga Futebol Clube. Na ocasião havia o concurso de redação sobre o rio Macaé, organizado pela União Macaense de Estudantes e pela Agenda 21.

Jean disse que os músicos já estão tocando composições de Anacleto de Medeiros, Pixinguinha, Maurício Carvalho, entre outros. “Percebemos a falta em Macaé de choro nas escolas de música e de ensino fundamental”, explica, como justificativa para a idéia da oficina no conservatório. Todos os alunos são provenientes da instituição e da Sociedade Musical Nova Aurora, mas todos que desejarem participar da oficina devem se dirigir ao CMM todos os sábados pela manhã, na Rua Cupertino 161, Centro, telefone: 2791-7462.

Para o estudante Denílson Sérgio, 23, que toca cavaquinho, é muito importante participar da oficina que além de aperfeiçoar tudo que aprende durante a semana (canto e teoria) também proporciona a valorização da cultura brasileira. Já Nelson Emerick, 60, que toca sax e flauta transversa, disse que está realizando o sonho de tocar numa orquestra. “Eu gosto de música, é o que eu gosto de fazer”, conclui.

O Conservatório Macaé de Música está vinculado à Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, da Fundação Macaé de Cultura, tendo mais de 200 alunos. Oferece cursos práticos e teóricos de música, com aulas de canto (havendo inclusive o coral do conservatório), quando os alunos cantam músicas de MPB à internacional. Também são dadas aulas de flauta transversa, guitarra, baixo, bateria, violino, piano, teclado entre outras.