Coordenação do Plano Diretor promove reunião com associação de moradores

09/05/2005 18:06:51 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Nesta terça-feira (10/5) às 17hs, no Paço Municipal da prefeitura, a Coordenadoria do Plano Diretor de Macaé (COGEPLAD) estará reunida com os presidentes das associações de moradores do município para discutir a elaboração do plano.

Será feita uma apresentação para que as associações de moradores tomem conhecimento de como participar do Plano Diretor, e possam estar repassando essas informações à população. O lançamento oficial do Plano Diretor será neste sábado (14/5) às 11h, na praça Washington Luís, com a presença do prefeito de Macaé, Riverton Mussi (PSDB), vereadores, associações de moradores e diversos segmentos da sociedade.

- Nesta reunião com os presidentes das associações de moradores, nesta terça, vamos realizar um momento de integração explicando como eles poderão estar atuando durante as etapas de elaboração do Plano Diretor – explica Hermeto Didonet, coordenador do Plano Diretor de Macaé (COGEPLAD).

Posteriormente a COGEPLAD vai estar promovendo cursos de capacitação para dirigentes de associações de moradores. O objetivo do curso é capacitar melhor os dirigentes na mobilização e articulação social e política, na sua participação nos processos de elaboração, acompanhamento, controle e avaliação das políticas sociais e no processo de construção e implementação do Plano Diretor.

No lançamento do próximo sábado a população poderá estar tomando conhecimento de como vai poder participar do plano.

- Além de ser uma exigência constitucional, a participação da população é fundamental na elaboração do Plano Diretor. Nos próximos meses estaremos revendo e construindo novas leis que vão direcionar o crescimento da cidade de Macaé para os próximos 20, 30 anos – enfatiza Hermeto.

O Plano Diretor vai disciplinar o crescimento do município. O que poderá ser construído em cada local, a mobilidade urbana, para onde a cidade vai crescer.

- Várias obras já estão acontecendo em Macaé. Mas, o Plano Diretor vai promover a ordenação do tráfego, delimitar áreas de lazer para a população e moradia para a população de baixa renda – enumera o coordenador do plano.