Coordenadoria da Mulher realiza palestras nas comunidades

27/10/2005 16:36:37 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A Coordenadoria dos Direitos da Mulher, em Macaé, vem desenvolvendo diversas ações junto às comunidades, com o objetivo de combater a discriminação, a violência e o preconceito contra a mulher.

Estão sendo realizadas palestras em diversos bairros e distritos. A equipe da coordenação foi convidada pelos moradores do bairro Mirante da Lagoa, para participar do Café Comunitário que acontece uma vez por mês e para ministrar palestra sobre violência contra a mulher, abordando as formas e o ciclo da violência.

De acordo com a coordenadora dos Diretos da Mulher, Vânia Deveza, esta é uma oportunidade para mostrar à comunidade os programas desenvolvidos pela coordenação e que a mesma reconheça a instituição como um canal de defesa de seus direitos e garantia de manifestação da sua cidadania.

Recentemente a coordenadoria implantou o Disque Mulher – 0800-2822108. A ligação é gratuita e a denúncia pode ser feita por qualquer pessoa de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Vânia ressalta que dos 350 processos abertos até julho de 2005, no Núcleo de Atendimento a Mulher (Nuam), existe a predominância da violência física (244 registros), mas foi observada grande incidência de violência física junto à violência psicológica (253 registros).

Atualmente, além do atendimento à mulher vítima de violência, o Nuam também realiza atendimento ao agressor e os filhos da vítima, pois é preciso trabalhar a família como um todo.