Coral da Cidade de Macaé busca qualidade artística

08/07/2005 15:16:23 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Promover o canto coral na cidade de Macaé, envolvendo a comunidade num trabalho artístico de qualidade é o objetivo principal do Coral da Cidade de Macaé. Para isso, os 31 cantores ensaiam duas vezes por semana um repertório eclético. Canções clássicas de Mozart; músicas africanas; MPB; músicas folclórica, sacra, contemporânea, erudita brasileira e “spiritual” americana são trabalhadas por eles

O coral da Cidade de Macaé está vinculado à Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, da Fundação Macaé de Cultura. Segundo o regente do coral, o maestro Wilson dos Santos Souza, os componentes são diferentes e as músicas também têm de ser variadas para agradar a todos.

Sopranos, contraltos, tenores e baixos ensaiam todas as terças e quartas-feiras, às 20h, na Biblioteca Dr. Télio Barreto, no Centro Macaé de Cultura. Os interessados em fazer parte do Coral devem comparecer nos dias e horários dos ensaios e falar com o regente, que aguarda principalmente a entrada de vozes masculinas, especialmente baixos.

A próxima apresentação do Coral da Cidade de Macaé será, no mês de setembro, no encontro de coros de Cabo Frio, onde existem as etapas regional, nacional e internacional. O coral macaense participará da etapa regional. Também haverá o concerto anual no final de outubro, aberto ao público no Teatro Municipal.

O regente

Wilson dos Santos Souza já regeu os cantores no encontro regional de coros em 2003 e 2004, em Cabo Frio; nas inaugurações do calçadão na Rua Direita e da nova sede da Prefeitura; no Natal de 2003 e 2004, quando fizeram apresentações itinerantes pelo calçadão, além de participações nas tardes de integração da terceira idade, no Teatro Municipal.

Para obter o progresso vocal e musical individual dos cantores, Wilson realiza exercícios de respiração, relaxamento, dicção, impostação da voz e de articulação, durante os ensaios.

O Coral da Cidade de Macaé foi inaugurado em fevereiro de 2003. De lá para cá, houve evolução nas vozes e excelência da harmonia musical, atingindo o objetivo do Coral. “Temos uma proposta artística profunda e avançada. Muitos cantores do coral também treinam suas vozes no coro do Conservatório Macaé de Música. Isso garante uma evolução e aperfeiçoamento crescente”, conclui o regente.

Wilson dos Santos Souza, de 36 anos, concluiu licenciatura em Música pela UniRio, em 2005. Fez cursos de regência coral no Seminário de Música Pró-Arte, em 2004. Além disso, o músico tem formação em piano, violão e flauta doce.

Trabalhou como professor de música nas redes estadual e municipal de ensino, em Macaé. Atualmente dá aulas no Conservatório Macaé de Música. Na cidade de São João Del Rei, regeu coral em 1995 e em 1996, onde havia ênfase na música sacra mineira e na música da época do Brasil Colônia.