Correspondentes estrangeiros conhecem Macaé

19/05/2005 18:43:53 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi (PSDB) concedeu nesta quinta-feira (19) uma entrevista coletiva para um grupo de jornalistas correspondentes de veículos internacionais que veio conhecer Macaé. Riverton informou aos jornalistas o atual cenário de desenvolvimento econômico do município e apresentou alguns projetos do governo, como o Pólo Industrial, cujo lançamento do modelo conceitual acontece no próximo mês, durante a Feira Brasil Offshore.

Participaram da coletiva os repórteres Gareth Chetwynd, do jornal Upstream (Noruega e Grã-Bretanha) e do The Guardian (Grã-Bretanha); Renata Mendonça, da editora Impala (Portugal), que está produzindo a matéria para a revista Focus; Emilio Lacave, dos jornais espanhóis El Mundo e Marca e da revista Ecclesia; Rodrigo Sávio, da MG do Brasil e do site Maiores Informações, além do fotógrafo Vitor Campos, da Impala.

Junto com o prefeito, fizeram parte da entrevista o presidente do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social, Jorge Tavares Siqueira; os secretários de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel e de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan e o coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura.

O prefeito abordou questões macro do município, como saúde, tecnologia, educação, economia, turismo, planejamento estratégico, índices financeiros, ciclo do petróleo, entre outros. “Nossa administração desenvolve ações tanto para as gerações de hoje como para as próximas. Trabalhamos para dar sustentabilidade ao município”, destacou o prefeito.

Riverton ressaltou que o governo vai implantar os Pólos Tecnológico, Industrial, Universitário e ampliar o Pólo de Serviços, para promover um desenvolvimento de expressiva gestão econômica para a cidade. Os projetos visam dar subsídio de ensino, tecnológico e industrial tanto para a cadeia petrolífera, como para o mercado econômico em geral. “Também temos um grande potencial de turismo. Após a fase do ouro negro, temos o ouro verde, que é a região serrana com suas belezas naturais”, comentou.

Riverton destaca importância da criação da Competro

A criação da Confederação Nacional dos Municípios Produtores de Petróleo (Competro) também foi abordada pelo prefeito. “Precisamos fortalecer os municípios produtores de petróleo de plataformas marítimas. Estamos criando a Competro para envolver todos os municípios que têm plataformas marítimas. O projeto envolve municípios do Rio, São Paulo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Amazonas e Espírito Santo”, informou.

Para Riverton, é fundamental a união dessas cidades para lutar por interesses em comum. “Defendemos que a distribuição dos royalties seja mantida para municípios produtores de petróleo. Não concordamos que a compensação financeira seja dividida entre todos os municípios do país porque no caso da Bacia de Campos, Macaé que sofre o maior ônus pela indústria do petróleo”, explicou. Os correspondentes estrangeiros também fizeram um tour por Macaé, conheceram a Petrobras e a Transocean.