Covid: Macaé é o primeiro município do Rio a entrar na faixa verde

06/08/2020 19:45:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Reprodução e Divulgação

Com os indicadores, novos segmentos voltam a funcionar a partir da próxima semana

Macaé entrou na faixa verde do grau de contaminação do coronavírus. O indicador mostra que, pela primeira vez desde o início da pandemia, o município encontra-se na fase de menor risco da Covid-19, sendo o primeiro do estado do Rio de Janeiro a entrar nesta classificação. O anúncio foi feito pelo prefeito Dr. Aluizio durante entrevista coletiva concedida a profissionais da imprensa nesta quinta-feira (6). Com o progresso, uma nova etapa de flexibilização de atividades será iniciada com a inclusão dos segmentos de bares e restaurantes, academias, shopping centers, igrejas e templos religiosos.

Para este novo período, o governo municipal realizará testagem nos profissionais ligados aos novos segmentos a serem liberados, com início na segunda-feira (10). A previsão é que na próxima quarta-feira (12) decretos específicos, uma para cada atividade, sejam divulgados com o protocolo a ser seguido por cada setor, autorizando o funcionamento a partir de 13 de agosto.

“Chegar na faixa verde representa um momento em que a pandemia, teoricamente, não está em ascensão. Hoje a taxa de ocupação de leitos é de 25%, o que é uma dádiva, a taxa de letalidade está abaixo de 2%, e a taxa de contaminação abaixo de 1, marcando 0,93. Alcançamos esses indicadores que são técnicos, claros e objetivos, depois de muitas restrições, sofrimentos e mortes. Todo o cenário de vigilância será mantido de forma intensa, com fiscalização em todos os estabelecimentos, para que possamos nos manter na faixa verde, atendendo a expectativa e a necessidade da sociedade”, destacou Dr. Aluizio, afirmando que ainda não há previsão para retomada das atividades educacionais de forma presencial.

A flexibilização das atividades segue o Plano de Retomada elaborado pelo governo municipal e já apresentado ao Ministério Público e que define o modelo de restrição para cada uma das quatro faixas de risco de Covid. “O que a gente precisa, agora, é da colaboração e conscientização de cada um, principalmente para o uso de máscaras nas ruas. O cuidado nunca é excessivo, a prevenção nunca é equivocada”, salientou.

Testagem em massa

Durante a coletiva, o prefeito Dr. Aluizio destacou ainda a realização de mais de 20 mil testes, o que representa quase 10% da população macaense. A testagem em massa foi realizada por meio da atuação das equipes em diferentes bairros da cidade, bem como por convocação dos profissionais das atividades já liberadas ao funcionamento. Essa e outras estratégias garantiram a regressão dos índices, para o alcance desta nova etapa, ainda com restrições, mas, com os setores econômicas sendo retomados de maneira progressiva. “Adotamos um conjunto de medidas e todas elas, desde as barreiras sanitárias ao distanciamento social, refletem neste resultado que alcançamos hoje, tendo, acima de tudo, muito empenho de todos, dos profissionais envolvidos que atuam diretamente no enfrentamento do coronavírus, muita resiliência e contribuição de toda a população. Difícil não foi chegar, mas sim, permanecer e, para isso, a responsabilidade de cada um é infinita”, finalizou.


Fotos Relacionadas