CRD promove ações pelo Dia Mundial do Diabetes

14/11/2018 18:16:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Rui Porto Filho

Centro de Referência do Diabetes (CRD) da prefeitura mantém equipe multiprofissional

Com objetivo de celebrar o Dia Mundial do Diabetes (14), a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Centro de Referência do Diabetes (CRD), realizou durante todo o dia uma ação de promoção e prevenção à saúde, na Praça Washington Luiz.

Durante a ação, os profissionais realizaram aferição de pressão arterial, teste de glicemia, pesagem, teste antropométrico e orientações de podologia quanto aos riscos da doença. Além destes serviços, foi feito um questionário de rastreamento de risco - foram atendidas 150 pessoas. Segundo a equipe, poucos apresentaram alterações de glicemia e foram encaminhados para agendamento com o clínico geral.

Segundo a coordenadora do CRD, Soraia Vilela Alves, o intuito do evento é sensibilizar a população com ações de busca do diagnóstico e tratamento precoce. "O diabetes é uma doença crônica silenciosa e tem complicações importantes como amputações, retinopatia diabética, comprometimento dos rins, caso o paciente não tenha um acompanhamento médico", detalhou.

Soraia acrescentou que a meta deste dia é chamar a atenção dos pacientes para manter os níveis de glicemia dentro de padrões de normalidade, mudança alimentar, cuidados na aplicação de insulina, entre outros, uma vez que os pacientes já chegam com diagnóstico de diabetes.

A decoradora Marilena Vieira aproveitou os serviços e detectou que sua pressão arterial estava alta. "Não estava sentindo nada, mas agora vou ficar atenta. Como estou acima do peso, iniciei caminhada e já perdi três quilos. Além disso, estou mudando a minha alimentação, por trabalhar com decoração de festas sempre acabava comendo salgadinhos e doces, agora levo frutas", contou.

O Centro de Referência do Diabetes (CRD) conta com uma equipe multiprofissional composta por endocrinologistas, nutricionistas, enfermeiras, assistentes sociais, fisioterapeuta, psicóloga e equipe administrativa.


Fotos Relacionadas