Cultura e lazer marcam inaugurações no aniversário da cidade

29/07/2015 16:33:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Guga Malheiros

Entrega de equipamentos comunitários celebra 202 anos de Macaé

As celebrações pelos 202 anos de Macaé não param. E hoje (29), logo após o tradicional desfile, a população pode comemorar o ganho de mais dois equipamentos públicos: o Anfiteatro Professor Antonio Alvarez Parada e a Academia de Ginástica Joserval Alves Soutinho, na Imbetiba. As inaugurações fazem parte do projeto de reurbanização da orla - que já foi palco de encontros da juventude macaense nas décadas de 70 e 80 -, e garantem à população mais dois espaços democráticos de acesso à cultura e ao lazer.


Iniciando a cerimônia, que contou com a presença das famílias dos homenageados, Antonio Alvarez Parada, o Tonito e Joserval Alves Soutinho, o Lurufe, um duo de sax e violão apresentou o hino de Macaé. Logo depois, Cesário Alvarez Parada Júnior falou sobre a emoção da família em ter o nome de seu tio em um espaço cultural como o Anfiteatro. “Essa inauguração completa um ciclo de homenagens, já que em dezembro comemoramos 90 anos do nascimento de Tonito – falecido em 1986. Gostaria de agradecer e desejar a todos que aproveitem bem este lugar onde meu tio pintou muitas de suas aquarelas”, afirmou.

Em seguida, foi a vez de Nádia Soutinho agradecer, em nome da família, a homenagem ao pai. “Este lugar diz muito sobre a vida de Lurufe: liberdade, dignidade, trabalho e lazer. Ele conheceu e viveu Macaé como poucos. Estamos muito felizes e só temos a agradecer”, comentou.

As construções realizadas pela Prefeitura de Macaé são um incentivo e convite para que as pessoas curtam cada vez mais a cidade.

- Agradeço a Tonito e a Lurufe que tanto contribuíram para nossa cidade. Esses espaços são para fazer com que as pessoas saiam de casa, se encontrem, conversem, se reconheçam. Que possamos cuidar e preservar a cultura e o nosso esporte. Parabéns a todos os macaenses que têm a capacidade de se encantar, transformar e fazer da nossa cidade um lugar melhor – ressaltou o prefeito Dr. Aluízio.

Resgate histórico

“É com muita alegria que vemos crianças, adultos e idosos se encontrarem hoje aqui na Imbetiba. Meu desejo é para que as pessoas façam o que Tonito e Lurufe fizeram com tanta paixão, encontrem amigos, se redescubram e desfrutem daquilo que é a maior grandeza da nossa cidade, o patrimônio humano. Viva a cidade, viva as famílias e todos que se apropriam dos espaços da cidade para conversar e viver”, celebrou Gisele Muniz, vice-presidente de Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura (FMC).

A academia equipada com sete aparelhos irá funcionar sob a orientação de profissionais de educação física, das 7h30 às 17h. O presidente da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte), Ricardo Salgado, destacou que o local é para todos. “Fico muito feliz em fazer parte dessa realização, que demonstra o carinho e a atenção do poder público em promover cultura e lazer à população. A academia é da cidade, para os cidadãos ocuparem e usufruírem da melhor maneira”, ressaltou Ricardo.

O presidente da FMC, Humberto Assumpção, falou sobre o resgate histórico que os espaços oferecem. “Vivemos um momento importante da nossa cidade, de resgate da nossa história, da história das famílias, dos ferroviários. Essas inaugurações nos permitem ainda uma recuperação da nossa identidade e cultura”, disse.

Representando a Casa Legislativa, o presidente da Câmara dos Vereadores, Eduardo Cardoso, falou sobre a alegria de ver o reconhecimento de um dos bairros mais tradicionais da cidade. “A Imbetiba foi reconstruída pela vontade de fazer e empenho do prefeito Dr. Aluízio. Agradeço aqui, não como vereador, mas também como morador, já que vivo aqui neste bairro há 40 anos. Obrigado, Dr. Aluízio, por resgatar a dignidade das famílias da Imbetiba e também das pessoas que aqui visitam”, finalizou.

Após as inaugurações, a população pode contar com a participação da companhia infantil Chirulico, que estreou o Anfiteatro levando muita animação e bom humor ao público, além da apresentação de acrobacias de solo, realizada por alunos da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emarte).


Fotos Relacionadas