Cultura promove III Semana de Apresentações Internas no Conservatório de Música

27/10/2005 17:22:25 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O Conservatório Macaé de Música, vinculado à Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, da Fundação Macaé de Cultura, está realizando a III Semana de Apresentações Internas. O evento acontece uma vez no semestre. Desta vez, os 210 alunos do Conservatório estão se apresentando para colegas, professores, parentes e amigos. De acordo com o coordenador da entidade, o músico e professor de violão Lúcio Duval, o objetivo da III Semana é preparar o aluno para aquilo que todo músico tem de enfrentar: o público.

O aluno de flauta transversa Nelson Nochi Emerick, de 60 anos, disse que inicialmente dá um friozinho na barriga, mas com o desenrolar, fica tranqüilo, procurando tocar o melhor possível. “Todo artista tem de vencer o medo”, avalia Duval. Ele acrescenta ainda que a III Semana está possibilitando aos alunos a experiência de uma apresentação ao vivo, em contato com a platéia, além de oferecer-lhes meios de saber como enfrentar o nervosismo.

Segundo disse, a III Semana de Apresentações Internas cumpre a finalidade pedagógica de conferir aos alunos a responsabilidade de preparar uma ou duas peças musicais para ser mostrada numa data previamente estabelecida. “Está sendo muito bom assistir a evolução musical e comprovar o desenvolvimento técnico e prático dos alunos do Conservatório”, conclui o coordenador.

A Programação

Alunos de canto e de camerata de violões se apresentaram na segunda-feira (24), a partir das 19h no Conservatório, localizado na Rua Cupertino, 161. Na terça-feira (25), foi a vez dos alunos de baixo elétrico, guitarra e violão mostrarem seus talentos. Alunos de teclado, saxofone, bateria, violino e guitarra deram shows na quarta-feira (26), das 16h às 21h. Nesta quinta-feira (27) a orquestra de flauta doce e os alunos de flauta, de canto e de piano darem o tom à III Semana. E, para terminar, nesta sexta-feira (28), sobem ao palco bateristas, cantores e tocadores de clarinete e saxofone para se apresentarem, lendo partituras, inclusive.