Curso de tática com cães é ministrado em Macaé

18/09/2017 16:04:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

Aulas foram realizadas na sede da Pesagro, no Horto

A Secretaria de Ordem Pública de Macaé promoveu, no final de semana, o curso "Tática com cães". As aulas tiveram uma carga de 30 horas ininterruptas: começaram às 8h de sexta-feira (15) e terminaram às 14h de sábado (16), na área da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), no bairro do Horto.

Participaram 14 agentes dos municípios de Maricá, Niterói, Duque de Caxias, Nova Friburgo, Araruama, além de Macaé. "Já tenho alguns certificados aqui de Macaé. Estudo para fundar um canil em Itaboraí e ter cães trabalhando", disse o Guarda Municipal de Itaboraí, Fellipe Estebanez, que está se qualificando como instrutor.

O canil de Macaé, que utiliza uma nova metodologia há três anos, é o único da região que trabalha com cães em policiamento ostensivo - os animais são das raças Pastor Belga Malinois e Pastor Alemão. "Começamos com uma parte teórica e depois os cães participam", explicou o instrutor chefe do curso, Anderson Corrêa Justino.

Esta foi a quarta edição do curso em Macaé. "São aplicadas técnicas de abordagem, entrada em ambiente confinado e resgate de refém. Os iniciantes também têm noções de condução do cão e adestramento", enumerou o subcoordenador da Guarda Municipal de Macaé, Raphael Otero Pires.


Fotos Relacionadas