'Curta no Museu' encerra o ano com sessões de estreia

12/12/2019 14:30:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Andréa Lisboa

Houve Roda de Conversa após as exibições de ‘A casa 47’ e ‘As Carpideiras’

Encerrando a temporada 2019, o ‘Curta no Museu’, projeto mensal da Secretaria de Cultura de Macaé, realizado a cada primeira quarta-feira do mês no Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé, no Centro da cidade, promoveu uma encontro intermunicipal. Produtores de audiovisual de Macaé, Conceição de Macabu e Rio das Ostras estrearam trabalhos e debateram sobre eles e sobre as perspectivas da cultura audiovisual na região Norte Fluminense e dos Lagos, na noite de quarta-feira (11).

A Roda de Conversa após a exibição do primeiro episódio da segunda temporada da web série ‘As Carpideiras’ (Debaixo da Capa da Morte) e do filme voltado para o público infanto-juvenil “A casa 47” foi mediada pelo publicitário e produtor cultural, Hélder Santana, organizador do ‘Curta no Museu’.

"Uma característica do ‘Curta no Museu’ é a exibição e a divulgação das produções regionais. Já o ‘Curta Macabu’ é focado mais na produção, assim como as iniciativas que partem de Rio das Ostras. São ações igualmente importantes. Há sempre canais com propostas, interessados em novos conteúdos, por isso a necessidade de mantermos esta produção circulando. Exibimos curtas no Solar do Mellos que agora estão sendo mostrados em vários festivais",destacou Hélder.

No encerramento da temporada 2019 foi mostrada uma retrospectiva dos melhores momentos do projeto, que já é referencia para o audiovisual regional. A plateia foi composta por produtores culturais de audiovisual, amantes do gênero, estudantes do Ensino Médio, servidores públicos e crianças.

Duas sessões de estreia em Macaé

‘As Carpideiras - Debaixo da Capa da Morte’, com direção e roteiro de Tiago Maviero do município de Rio das Ostras, aborda a rotina de trabalho de uma mulher contratada para chorar em velórios, Denise Danino (Tiago Maviero), dando continuidade a uma tradição familiar. Hélder Santana faz parte do elenco convidado, juntamente com Henrique Haddefinir. O elenco da web série inclui ainda Amanda Vayssière e Flávio Xavier.

Já ‘A casa 47’ é o primeiro filme do projeto ‘Curta Macabu’, do município de Conceição de Macabu. O roteiro trata de novos moradores que chegam a Conceição de Macabu, provocando a curiosidade de três crianças. A história é inspirada na redação selecionada ‘A Menina Misteriosa’, de Maria Eduarda Martins, aluna da rede municipal de Conceição de Macabu. O ‘Curta Macabu’ é uma iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, e tem o objetivo de promover cultura e aprendizado com o cinema.

As sessões do ‘Curta no Museu’ têm entrada franca. O Solar dos Mellos está localizado na rua Conde de Araruama, 248, no centro de Macaé.


Fotos Relacionadas