Defesa Civil atua na Escola Ancyra

29/11/2017 17:33:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Defesa Civil realiza simulação no Dia Estadual de Redução de Desastres

A Secretaria Adjunta de Defesa Civil promoveu nesta quarta-feira, (29), Dia Estadual de Redução de Desastre, uma ação especial no Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar). A iniciativa envolveu cerca de 300 alunos e profissionais da escola, que participaram de uma programação com orientações de prevenção quanto a risco de desabamento, controle de pânico e combate a princípio de incêndio. Um dos destaques foi a simulação de evacuação da escola, em caso de desastre e acidente. O objetivo é consolidar a cultura de prevenção, integrando a comunidade e o poder público.

A ação contou com dez agentes da Defesa Civil, que atuaram na escola em uma tenda montada na dependência externa. Na oportunidade, eles apresentaram para os alunos como é o funcionamento do trabalho da Defesa Civil em casos de acidentes como desabamento. Segundo o secretário Adjunto de Defesa Civil, Luciano Castilhos, a programação foi um sucesso. "Os alunos e profissionais ficaram atentos e seguiram devidamente nossas informações. A evacuação, por exemplo, ocorreu em 5'40'', tempo considerado excelente em virtude do tamanho da escola e número de participantes", pontua.

A evacuação despertou o interesse e curiosidade dos participantes. Antes do processo, eles fizeram parte de um bate papo nas salas de aula com os agentes, que destacaram dicas referentes à evacuação como manter a calma, seguir a ordem e ter como referência o representante de turma na saída da sala de aula.

"Outra informação é procurar rota de fuga, além de um ponto de encontro que nada mais é que um local onde todos devem se reunir e não dispersar para a rua, ou qualquer outro lugar, ocasionando outro acidente além daquele que já estaria em curso, como um incêndio, um desabamento ou um tremor. Na oportunidade, o professor da sala de aula foi o responsável por ficar no meio do círculo e realizar o controle dos envolvidos com a contagem dos estudantes presentes", explica o secretário adjunto.

A simulação teve início com o despertar da sirene. Imediatamente, os estudantes fizeram questão de seguir as normas repassadas pela Defesa Civil. A professora de Língua Portuguesa, Sandra Coimbra, foi uma delas. Ao conduzir a turma do 8º ano, a educadora afirmou que é de suma importância ações como essas. "A conscientização dos estudantes quanto à prevenção é muito importante. Com certeza, agora eles ficarão mais atentos", comentou.

Reunidas no grupo, as estudantes Maria Clara Noronha, Bruna Vitória Rodrigues e Raynara Barbosa confessaram que nunca participaram de uma atividade semelhante. "Foi muito bom saber o que temos que fazer, se ocorrer algum incidente na escola. A prevenção foi bem-vinda. Estudamos em uma escola próxima à área de risco", pontuaram.

A presença da Defesa Civil na escola também foi aprovada pela direção. Para o diretor da unidade, Israel Freitas, todas as orientações quanto a prevenção contribuem com o processo de ensino e aprendizagem. "Registramos o comprometimento dos alunos e funcionários. Mesmo sendo uma simulação ,todos fizeram questão de se reunir, sair em fila ordenada, procurar rota de fuga e fazer parte do círculo. Nossa escola funciona em uma área que já passou por alagamentos nos anos de 2008 e 2013. O espaço já até serviu de abrigo e, hoje, recebemos uma ação que visa a prevenção", explica.

Projeto Defesa Civil na Escola - A Defesa Civil promove ação contínua nas escolas municipais com ações voltadas para prevenção de qualquer tipo de desastre. Uma das atividades é o "Defesa Civil na Escola", cuja proposta foi apresentada nas escolas municipais Raul Veiga (Glicério) e Neusa Goulart Brizola (Barra).

A previsão é que o projeto seja lançado no próximo ano letivo com palestras, entrega de cartilhas e diálogos específicos quanto ao tema. A expectativa é percorrer todas as escolas municipais que atendem turmas a partir do 5º ano de escolaridade. O projeto é uma ação conjunta das secretarias de Defesa Civil e Educação.

A proposta do "Defesa Civil na Escola" é reforçar a prevenção diante de casos como desabamento, alagamento, incêndio e remoção de pessoas para pontos seguros. Durante a programação nas escolas serão distribuídas cartilhas explicativas sobre a prevenção a desastres. O material conta com ilustrações e informações elaboradas com formato lúdico e dinâmico.


Fotos Relacionadas