Dia contra o Tabagismo: programação alerta para os riscos à saúde

25/05/2018 11:46:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Erika Ferreira

O objetivo é conscientizar sobre doenças relacionadas ao fumo

A Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo da Prefeitura de Macaé, em parceria com a Odontologia, realizará na terça-feira (29), uma ação em frente à Nova Aurora, no calçadão da avenida Rui Barbosa, de 8h às 13h. O objetivo é lembrar o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo (31 de maio) e alertar sobre as doenças relacionadas ao consumo de tabaco, entre elas estão o infarto, pressão alta, aneurisma e trombose.

A coordenadora do setor, Solange Viera, informa que o objetivo é realizar uma abordagem por quem tiver passando pelo local, buscando a conscientização.

- Estaremos entregando folderes explicativos e falando das doenças que podem surgir por causa do consumo de cigarro. Esses efeitos podem ser maiores em mulheres que utilizam anticoncepcionais, como no caso da trombose - explicou.

Além disso, haverá também um trabalho de conscientização sobre o câncer de boca, que pode surgir em função do uso do cigarro. A equipe estará distribuindo kits de higiene bucal, com escova e pasta de dente.

Apoio - Quem tiver o desejo de parar de fumar, poderá procurar atendimento gratuito com os profissionais da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo, que funciona na Casa da Convivência, localizada na rua Visconde de Quissamã, 482, de segunda à quinta-feira, de 7h às 19h e sexta-feira de 7h às 18h.

No local, a pessoa recebe atendimento por uma equipe de multiprofissionais formada por médico, enfermeiros, psicólogos, entre outros.


Fotos Relacionadas