Dia D: vacinação contra gripe neste sábado segue até as 16h

2018-05-12 14:37:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Foto de homem adulto sendo vacinado.
Foto: Guga Malheiros
Meta do município é imunizar 50 mil pessoas até 1º de junho

Os postos de saúde de Macaé registraram movimento tranquilo nesta sábado (12), quando acontece até às 16h, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Infuenza, em 31 postos da rede municipal de saúde. A ação do Ministério da Saúde em parceria com os estados e municípios segue até o dia 1º de junho.

Em Macaé, o Programa de Imunização já vacinou 23mil pessoas. Hoje até o meio dia foram aplicadas 2 mil doses. As doses, são destinadas a idosos, gestantes, mulheres em período de puerpério (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a cinco anos incompletos, professores, profissionais de saúde e doentes crônicos. A ação conta com o apoio da Escola Técnica José Rodrigues da Silva.

A gerente de Imunização, Luciana Santos contou que uma equipe também esta atuando de forma itinerante para imunizar pacientes acamados. "Os responsáveis ou cuidadores devem procurar uma unidade próxima da residência para agendamento. Na área central, a Casa da Vacina faz este serviço".

A expectativa da Secretaria de Saúde de Macaé é que as pessoas que têm dificuldade com a falta de tempo durante a semana possam aproveitar para se vacinar até às 16h deste sábado. Para atender o público a equipe foi reforçada e na maioria das unidades o fluxo foi rápido, sem filas.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dalcin, o grupo com maior cobertura são os professores com 61%, seguidos dos trabalhadores da saúde com 47%, e em terceiro as crianças com 43% vacinados.

O professor, Ismael Souza aproveitou o sábado para receber a vacina e imunizar o filho, André de 2 anos. "É importante que a população se conscientize e procure um posto o quanto antes, pois com a chegada do inverno aumento o número de casos de gripe. A vacina é gratuita e na rede privada custa em média R$ 100", frisou.

O Ministério da Saúde alerta que a imunização antecipada é importante para garantir a proteção antes do período de maior circulação do vírus. E recomenda ainda à população que adote cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Escolas - Profissionais que atuam nas escolas da rede municipal recebem a partir desta segunda-feira (14) a vacinação contra a gripe nas unidades que funcionam na área central e bairros. A programação, que se estende até segunda-feira (28), vai funcionar em postos volantes, que foram divididos em setores administrativos da rede municipal.

As doses serão destinadas a professores, auxiliares de serviços escolares e outros funcionários que atuam nas unidades. A gripe é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção.

Saiba onde se vacinar

Ajuda A - Rua Nove, s/nº