Dia da Indústria é comemorado no Sesi

25/05/2005 17:40:04 - Jornalista: Janira Braga

O Dia da Indústria foi comemorado em Macaé nesta quarta-feira (25), no Serviço Social da Indústria (Sesi), com a participação dos alunos da educação infantil do Sesi e do coral da Petrobras. O prefeito Riverton Mussi (PSDB) foi homenageado pela Comissão Municipal do Centro Industrial do Rio de Janeiro (Cirj/Firjan). O vice-prefeito, Carlos Augusto de Paula, o Carlão, representou Riverton – que estava em compromisso fora da cidade - no evento.

Participaram das atividades no Sesi, que incluiu apresentação de maquetes industriais, representantes de instituições como Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial (Acim), Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Petrobras, Sesi, Senai, Sebrae, Associação Internacional de Empresas de Perfuração (IADC).

O vice-prefeito comentou que é preciso uma união entre os governos federal, estadual e municipal para criar mecanismos para atrair e reter investimentos. “Temos que criar incentivos e oportunidades”, ressaltou, acrescentando que a maior preocupação hoje é com a qualificação dos jovens. “Estamos trabalhando para atingir projetos de incentivo e chegar a uma meta maior. No Brasil, o superávit primário não paga os juros da dívida externa”, lembrou Carlão.

PÓLO INDUSTRIAL - O secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel, destacou a importância de Macaé no contexto industrial do país. “O município faz parte do ciclo de produção do petróleo, sedia as maiores empresas prestadoras de serviços do mundo e tem a maioria das instituições de fomento à indústria”, contabilizou, destacando que desta forma, o Dia da Indústria tem um peso institucional forte na região. Gurgel ressaltou que o prefeito vai lançar o modelo conceitual do Pólo Industrial durante a Feira Brasil Offshore, no próximo mês.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, assinalou que o governo tem dado enfoque principal às atividades industriais, com o objetivo de criar alicerce para dar sustentabilidade ao crescimento da cidade. “O governo Riverton está implantando o Complexo Universitário, criou o Instituto de Pesquisa e Tecnologia, vai lançar o Pólo Industrial e o Pólo Tecnológico. São ações fundamentais para o crescimento das atividades industriais da região”, observou.

Fábrica de cerveja deve se instalar na Região Serrana

De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, a indústria passa por uma nova fase no município. “Vemos com otimismo a possibilidade de crescimento. A criação do Pólo Industrial, a relação do prefeito com instituições de negócios são exemplos de forças que Macaé demonstra”, salientou Bogado, completando que a possível instalação de uma fábrica de cerveja da marca Bossa Nova está sendo articulada para gerar mais empregos e fomentar o setor industrial. A fábrica deve ser instalada na Região Serrana.

O presidente da Comissão Municipal da Cirj/Firjan, Francisco Agostinho, discursou lembrando da evolução do processo de industrialização no país. Já o gerente executivo do Sesi/Senai, Zinei Marques, destacou que Macaé deve se preparar para ciclos de desenvolvimento econômico futuros.