Dia do Professor: Educação lembra conquistas alcançadas

09/10/2015 15:41:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Na rede municipal são cerca de quatro mil professores que se dedicam ao ofício de ensinar

O Dia do Professor, 15 de outubro, será festejado pelos educadores da rede municipal até sexta-feira (16). Antecipando a comemoração, na terça-feira (13), não haverá aula nas 108 escolas municipais. As homenagens seguem com passeios, encontros e programações internas. A rede municipal conta com cerca de quatro mil professores que atendem em torno de 38 mil alunos.

- A comemoração celebra as conquistas alcançadas não só pelo professor, mas todo profissional da Educação, como auxiliar de serviços escolares que merecem o reconhecimento da sociedade. Temos que homenagear quem é comprometido e contribui com a qualidade do ensino -, afirma o secretário de Educação, Guto Garcia.

O ensino municipal está se destacando na região por ações voltadas aos educadores e a intenção é reforçar o processo ensino aprendizagem. Para isso, a Secretaria de Educação executou medidas, nos últimos meses, como início do processo de eleição para diretores e adjuntos para o triênio 2016, 2017 e 2018; as novas regras da Formação Continuada, que permitem que os professores façam cursos fora da agenda já oferecida pela Educação, sejam presenciais ou à distância.

A atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da rede pública municipal é outro dos destaques. Para isso, uma Comissão de Revisão promove reuniões com os profissionais. A intenção é rever o plano do magistério da Educação Básica, em suas etapas e modalidades de ensino em prol da valorização do servidor. O plano define questões importantes como as diretrizes da educação, salários e benefícios.

A Secretaria de Educação também reforçou a implementação da Lei 11.738/08, permitindo aos professores 1/3 de sua carga horária para planejamento e formação. Outro ponto positivo é a nova distribuição da carga horária para planejamento semanal de orientadores pedagógicos e educacionais, bem como de supervisores.

E, para facilitar o trabalho a rede municipal passará a contar com o "e_cidade", software de gestão pública que vai facilitar o acesso de consultas de dados educacionais. A apresentação do sistema será feita na quinta-feira (15), às 16h, na sede da Secretaria de Educação.