Dia Internacional da Mulher é comemorado na Praça Washington Luiz

08/03/2017 15:59:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Rui Porto Filho

Programação contou com ações de prevenção à saúde

O Dia Internacional da Mulher é comemorado pela Prefeitura de Macaé com uma ação na Praça Washington Luiz, nesta quarta-feira (8). Integrantes dos programas Saúde da Mulher, Coordenadoria de Odontologia, Núcleo Municipal de Saúde Integrativa, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/DSTs), Coordenaria da Área de Alimentação e Nutrição, Fundação para Infância e Adolescência (FIA), Centro Especializado à Mulher promoveram ações. A programação termina às 16 horas e conta com rodas de conversas, distribuição de folders, cuidado com a beleza e atendimentos oferecidos pela rede.

Para a coordenadora Geral de Políticas para Mulheres (Ceam) de Macaé, Jane Roriz, a mulher ganha cada dia mais espaço nos setores público e privado. A finalidade da programação é informar as mulheres sobre seus direitos.

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher também oferece atendimento psicológico, social e jurídico, além de orientações oferecidas pela equipe técnica do Juizado Especial Criminal e orientação jurídica da comissão OAB Mulher.

A coordenadoria de Odontologia também está na Praça Washington Luiz orientando a população sobre como realizar a higiene bucal e prevenir o câncer de boca. A equipe também promove distribuição de kits, com creme dental, fio dental e escova de dente.

Já a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/DST/Aids) distribuiu camisinhas masculinas e gel e ainda, encaminhamento para testagem rápida para sífilis e HIV. O teste funciona diariamente no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas.

Além disso, quem passou pelo local em busca de manter a forma e a saúde, recebeu orientação da Coordenadoria da Área de Alimentação e Nutrição.

Os profissionais do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher informaram sobre a prevenção ao câncer de mama, como por exemplo a realização de autoexame, métodos contraceptivos e distribuição de folhetos explicativos sobre a doença.

A Fundação para Infância e Adolescência (FIA), as Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) da região, a Associação Macaense de Apoio aos Deficientes Auditivos (AMADA) também disponibilizaram um canal de comunicação. No período da tarde é realizada a apresentação da Orquestra Popular de Macaé e do monólogo Amor Líquido.

Na Região Serrana, em Glicério, o Espaço Cultural Antonio Otto, na Biblioteca Henriqueta Marotti, deu ênfase à mulher empreendedora, com apresentação de poesias, exposições, dinâmicas e roda de conversa. O evento conta com a parceria da Secretaria de Interior, Transforma Gerenciamento de Resíduos, Associação de Moradores de Glicério, Colégio Raul Veiga, Rádio Alternativa FM, Grupo da Terceira Idade Serra Verde.


Fotos Relacionadas