“Dia Laranja” alerta pelo fim da violência contra as mulheres

22/10/2021 16:32:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

O evento acontece mundialmente no dia 25 de cada mês disseminado pela ONU, desde 2012

Na segunda-feira (25) será realizado o “Dia Laranja”, encontro que visa um futuro livre de violência contra mulheres e meninas, o fortalecimento da luta, o seu empoderamento, empreendedorismo e transformações sociais e econômicas. Devido à pandemia, as atividades serão virtuais através do link meet.google.com/mhz-tpfk-wmm com mediação da coordenadora do Espaço Mulher Cidadã, Adriana Leclerc.

O evento acontece mundialmente no dia 25 de cada mês disseminado pelas Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2012. Em Macaé, a data é celebrada, mensalmente, em forma de oficinas pela Coordenadoria Geral de Políticas para Mulheres, por meio do Espaço Mulher Cidadã Erosita França Leclerc, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

“Quando a gente fala do empreendedorismo, dessa representatividade feminina, não só a vida da mulher, mas a vida da família da mulher também é transformada. São fundamentais ações como esta para o fortalecimento e empoderamento das mulheres. Sobretudo, quando há respeito, igualdade, não discriminação e possibilidade de desenvolvimento, elas podem voar cada vez mais alto e inspirar outras mulheres que passaram pela mesma situação”, enfatizou a coordenadora de Políticas para Mulheres, Jane Roriz.

Como a cor laranja, que remete a energia, alegria, sucesso, o “Dia Laranja” é um momento para novas ideias vibrantes e está associado, principalmente, à capacidade da mulher empreender e mudar para melhor a sua vida e a da sua família. Com a mesma intensidade e vitalidade da cor, o evento marca a mobilização da sociedade – homens e mulheres – e profissionais de diversas áreas em busca do fortalecimento da luta e o enfrentamento pela invisibilidade à desigualdade da mulher. “O nosso objetivo é mobilizar as mulheres e a população em geral para um futuro livre de violência contra mulheres e meninas”, enfatizou Roriz.

As atividades na oficina pretendem levar o público a reflexões sobre o reinventar da mulher em meio, principalmente, às dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus (Covid-19). A ideia é que, diante das necessidades sociais e à busca por uma renda alternativa, elas consigam realizar o sonho de empreender, resistir e inspirar mulheres a investirem em seus projetos, mostrando como transformaram as suas vidas e como outras mulheres podem transformar a sua, a família e o mundo.

A Coordenadoria de Políticas para as Mulheres está vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade.