Dia nacional de prevenção e combate à hipertensão é comemorado no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas

25/04/2005 17:54:02 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Nesta terça-feira, 26 de abril, é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. Para comemorar a data, a equipe multidisciplinar do Programa de Hipertensão, da secretaria municipal de Saúde, vai montar duas tendas no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas para medir pressão do público presente, das 7h às 17h. Segundo informações do coordenador da equipe, Márcio Bittencourt, o objetivo do evento é promover a conscientização das pessoas sobre a importância de evitar e combater a doença.

O coordenador acrescentou que estarão atuando no local a assistente social Mônica Soares Mignot, a enfermeira Alcina de Oliveira Silva e diversos técnicos em enfermagem. Além disso, haverá palestras e encenação teatral sobre o tema com o grupo Grutas, ligado à educação e saúde.

De acordo com o médico, todos os dias, dezenas de pessoas medem a pressão na sala 14 do Centro de Saúde, pala manhã e à tarde. Para atender os pacientes hipertensos, o local conta com a orientação de médicos cardiologistas e técnicos de enfermagem. Os pacientes também têm à disposição um aparelho de eletrocardiograma.

O problema de hipertensão será discutido também, no Centro de Referência ao Diabético, na Rua Benedito Lacerda, 103, Centro, onde o médico Márcio Bittencourt vai proferir, às 9h, a palestra “Cuidados com a Hipertensão”, cujo tema abordará maneiras de evitar a doença. No centro de Referência ao Diabético está sendo realizada, até sexta-feira, a “Semana Atitude Saúde”.