Dieta Conservadora faz sucesso para obesos em Macaé

13/08/2019 11:29:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Maurício Porão

Tratamento inicial consiste na redução da quantidade e na efetiva melhoria da qualidade alimentar

Dividido nas áreas de cirurgia bariátrica e dieta convencional, o Programa em Obesidade da Divisão Especial da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), da Prefeitura de Macaé, contribui para a qualidade de vida de inúmeros pacientes obesos, com Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 40. Todos os usuários desse programa, localizado no Pronto-Socorro Municipal, ao lado do Asilo, na Rua Luiz Belegard, passam pelo tratamento conservador. Em Macaé, eles têm obtido emagrecimento por meio dessa dieta graças às orientações da nutricionista Flávia Figueiredo.

"A cirurgia bariátrica é recomendada como último recurso. A perda do peso aumenta a autoestima, colaborando para as áreas sociais e psicológicas dos pacientes", informa Flávia. Ela afirma que faz questionário com os obesos, influenciando na qualidade e no planejamento alimentar. "Adiciono fibras, frutas e legumes, além de gorduras boas, na alimentação desse público", comenta. A nutricionista também estimula atividades físicas para o grupo.

O tratamento inicial consiste na redução da quantidade e na efetiva melhoria da qualidade alimentar. Quem perdeu 15 quilos foi Regina Alves, que frequenta o consultório da nutricionista Flávia desde novembro do ano passado. Ela tinha, na ocasião, 125 Kg. Hoje, sete meses depois, pesa 110 Kg.

A Responsável Técnica pelo Ambulatório Especializado em Obesidade, Rejane Reis, contou que o paciente fica dois anos no tratamento conservador, depois disso, se disponibiliza para a cirurgia bariátrica. Mas se o obeso emagrece, faz exercícios físicos e está bem psicologicamente, não precisa do procedimento, continuando a fazer o procedimento convencional.

Cuidados com os obesos

O ambulatório de obesidade conta com uma linha de cuidados através de equipe multiprofissional. São profissionais das áreas de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Odontologia. O programa é especializado no atendimento de pacientes que apresentam Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40.

Como calcular o IMC?

Rejane Pontes ensina como calcular o IMC. "Um indivíduo pesando 110kg e medindo 1,60m de altura, qual seria o IMC? O Índice de Massa Corporal se dá pela divisão do peso (110 Kg) pela altura (1,60m), que é igual a 68,75. Este resultado é dividido pela altura, resultando em 42,96 Kg/m2", afirma.

Como iniciar o tratamento para obesidade?

Para iniciar o tratamento da obesidade é necessário ter a guia de referência/contrarreferência, encaminhada através de um profissional de nível superior de Saúde da Rede Municipal de Macaé, informando que o paciente possui IMC acima de 40kg/m² e que por isso está sendo encaminhado para o Tratamento da Obesidade.

Asilo

Na recepção do Asilo informar que deseja deixar o nome e o telefone de contato para participação do Programa de Tratamento da Obesidade. No dia agendado, comparecer à palestra para ter conhecimento do funcionamento do tratamento e levar a guia de referência/contrarreferência.

Deve-se agendar consulta com a nutricionista Flávia, que atende às quintas-feiras, das 7h30 às 12h e das 13h às 18h. O agendamento se dá no Ambulatório, situado na Rua Luis Belegard s/n – Imbetiba.


Fotos Relacionadas