Direção defensiva é tema de palestra na Semana do Trânsito

16/09/2005 18:28:46 - Jornalista: Cesar Dussac

A Secretaria de Transporte programou duas palestras para a Semana Nacional do Trânsito. A primeira, cujo tema é “Comportamento no Trânsito”, é dirigida a alunos da rede municipal de ensino. Está marcada para terça-feira (20), às 15h, no circo armado em frente ao prédio da Guarda Municipal. A segunda palestra é “Direção Defensiva”, que tem motoristas como público-alvo, marcada para quinta-feira (22) às 15h. O responsável pelo setor de Educação para o Trânsito, Roni Batalha, vai apresentar as duas palestras.

Na primeira palestra, durante aproximadamente 40 minutos, 60 crianças do Jardim de Infância Municipal Anna Benedicta da Silva Santos vão receber lições de cidadania e meio ambiente, que incluem o relacionamento com outras crianças e adultos, considerados normais, e com os portadores de necessidades especiais. “Vamos falar sobre o comportamento da criança a pé, pedalando uma bicicleta, no interior de coletivo ou num elevador, e ainda como devem tratar mulheres adultas grávidas e idosos nessas situações” , explica Batalha. Ele acrescenta que as crianças até 10 anos de idade podem se locomover de bicicleta sobre as calçadas, mas têm de conhecer seus direitos e limitações.

Batalha, com experiência de cinco anos na função, diz que a segunda palestra começa com o estudo dos conceitos de trânsito e direção defensiva e, em seguida, fala de hábitos e atitudes, apresenta dados estatísticos sobre acidentes e suas causas e conseqüências, aborda a lista de verificação, ressalta a importância do cinto de segurança, explica o que é o estado de alerta, e termina com a relação entre álcool e trânsito.

Para o secretário de Transporte Fernando Magalhães, as duas palestras têm grande importância. “As crianças devem conhecer, desde cedo, todas as questões que envolvem o trânsito, sendo preparadas para um mundo de alta tecnologia, que oferece cada vez mais cedo a oportunidade da direção de veículos”, ressalta o secretário. Quanto aos adultos, Fernando Magalhães afirma que a direção defensiva é cada vez mais necessária. “Estamos oferecendo à população apenas uma palestra de conscientização, mas todos os guardas municipais e fiscais de transporte têm o curso, ministrado pela Secretaria”, conclui.

O guarda municipal Adriano Barbosa fala de seu comportamento antes e depois do curso. “Meu perfil já era tranqüilo, mas adquiri maior conscientização, principalmente em relação a detalhes, aparentemente sem importância, como a colocação do cinto de segurança. Aprendi a ter a visão do pedestre e, por isso, quando estou dirigindo, me coloco no lugar dele, como enfoca o tema deste ano, que é “Afinal, todos somos pedestres”.

Adriano Barbosa fala de como vê o trânsito, hoje. “O trânsito não se constitui apenas de carros, mas de pessoas no seu interior e à sua frente e ao redor: idosos, crianças, estudantes, pessoas que não enxergam, não ouvem, daí a importância do respeito à sinalização”. Barbosa diz que, agora, é paciente . “Não fico mais revoltado diante de quebra-molas e tachões. Não vejo mais esses redutores como algo que me atrapalha ou atrasa a minha viagem. Hoje, entendo que são um mal necessário, e são fundamentais para conter quem ainda não tem essa consciência.Também aprendi a ver 50 a 100 metros à minha frente e a usar o retrovisor”, concluiu.

Roni Batalha fala dos benefícios que o curso de direção defensiva trouxe para a Secretaria de Transporte e Guarda Municipal. “O índice de acidentes chegou praticamente a zero, poupando a vida e preservando a integridade física dos componentes de nosso efetivo, o que comprova a eficácia de um curso que, aconselhamos, todo motorista profissional e proprietários de veículos devem levar a sério”.