Discurso do prefeito destaca posição de Macaé como capital nacional do petróleo

15/06/2005 15:29:17 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi afirmou, durante seu discurso de abertura da Feira Brasil Offshore, que a escolha para Macaé abrigar a terceira maior feira de petróleo e gás do mundo está alinhada ao desenvolvimento econômico impulsionado pela cadeia produtiva do petróleo e gás.

- Do nosso mar saem todos os dias o equivalente a 83% do petróleo e 42% do gás natural produzidos no Brasil. Temos sediadas aqui mais de quatro mil empresas do setor offshore, incluindo inúmeras prestadoras de serviços. Com uma economia forte e atraindo cada vez mais investimentos, não é exagero nenhum dizer que a gente move este país - destacou.

Riverton ressaltou que pelo Índice de Desenvolvimento Humano da cidade, Macaé foi considerada o município mais dinâmico do estado, contabilizando também a maior taxa de criação de novos postos de trabalho do interior do estado – 13,2% ao ano. “O Produto Interno Bruto per capita da cidade é de R$ 11 mil por ano, 30% maior do que a média nacional. No ano passado, a Fundação Getúlio Vargas apontou Macaé como a segunda melhor cidade brasileira para se trabalhar”, ressaltou.

PETRÓLEO - Durante o discurso, o prefeito disse que o petróleo é a mola mestra da economia do município e a principal matriz energética. Ele explicou que com os recursos dos royalties, que correspondem a pouco mais da metade do orçamento municipal, a prefeitura investe em infra-estrutura, para que a cidade se prepare para o futuro. De acordo com Riverton, a conclusão das obras da Linha Azul – inaugurada na terça (14) - vai completar o arco viário da cidade, ajudando a desafogar o trânsito e também criando condições para que os empreendedores possam transportar suas mercadorias.

- Vamos implantar o Sistema Integrado de Transportes, facilitando a vida do trabalhador com a construção de sete terminais urbanos. E o Pólo Universitário começa a se transformar em realidade. Iniciamos as obras da Universidade de Macaé, a primeira instituição de ensino superior municipal do estado, que vai ajudar a preparar a nossa mão de obra para o mercado de trabalho – assinalou.

O prefeito demonstrou no discurso preocupação com o futuro de Macaé. “O petróleo nos transformou em um município de economia forte, mas isso não nos exime de nos preocuparmos com futuro. Para atrair investimentos de diferentes setores, estamos investindo na criação de um Pólo Industrial. Estamos desenvolvendo o modelo conceitual do Pólo em parceria com a iniciativa privada”, informou.

- Depois do Pólo Industrial, nosso próximo passo será a implantação do Pólo Tecnológico, que tem como objetivo atrair empresas como laboratórios e centros de pesquisa. A idéia é que a cidade se torne exportadora de tecnologia, aproveitando a sua vocação natural. É bom lembrar que Macaé é a sede do Laboratório de Engenharia de Produção e Exploração de Petróleo, único do setor da América Latina – disse Riverton.

Ainda durante o discurso, que foi aplaudido por todos que participaram da abertura do evento no Macaé Centro, Riverton disse que Macaé tem uma enorme preocupação com a preservação do meio ambiente. “Temos 11 quilômetros de praias bem preservados e uma exuberante região serrana, onde estamos investindo no eco turismo e no turismo de aventuras. A partir do próximo ano, vamos melhorar o acesso aos distritos da serra, construindo um anel viário interligando toda a região”, informou.

Prefeito destaca importância do Fumdec

Para consolidar as ações, programas e projetos que serão implantados pela prefeitura e pela iniciativa privada, o prefeito afirmou que foi criado o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, o Fumdec, que utiliza parte dos recursos dos royalties. “A principal atribuição do Fumdec é a captação de recursos externos, tanto no exterior como no Governo Federal, dando maior agilidade aos projetos das secretarias, fazendo com que elas não dependam exclusivamente dos recursos orçamentários”, esclareceu.

Ele disse que está sendo elaborado um fundo especial para os royalties, que se insere no Fumdec. A idéia é fazer uma espécie de reserva para a verba do petróleo, destinando até 5% da verba, como se fosse uma caderneta de poupança. Este dinheiro só poderá ser utilizado se acabar o repasse dos royalties.

O prefeito também abordou em seu discurso os problemas do município. “Além de ser esta grande força econômica de geração de empregos e desenvolvimento, Macaé é uma cidade acolhedora. Tanto que está sendo escolhida por pessoas de todo o país e do mundo como o lugar ideal para morar e criar seus filhos. Temos problemas como qualquer outra cidade em crescimento”, observou.

Riverton analisou que a fama de novo Eldorado trouxe problemas sociais à cidade, como o inchaço da periferia da cidade e o desemprego. “Isso considerando-se que boa parte da população não possui as qualificações profissionais necessárias para a exigente indústria do petróleo”, comentou.

Para resolver esses problemas, o prefeito afirmou que aos poucos, o governo está transformando Macaé em uma cidade com oportunidades de desenvolvimento para todos. “Para isso, investimos em programas de geração de renda, como a Incubadora de Cooperativas, e em setores como a agricultura e a pesca, que no passado foram as nossas principais atividades econômicas”, lembrou.

O prefeito concluiu o discurso afirmando que o maior desafio hoje buscar novas alternativas econômicas, sem esquecer da indústria do petróleo. “Queremos fazer com que a cidade continue a ser o que vem sendo nos últimos 20 anos: o maior pólo econômico e de desenvolvimento do Norte do estado”, finalizou.