Edição 2018 da Língua do P viaja pelas Américas

08/02/2018 16:13:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Divulgação

Leitura de obras de seis dos maiores poetas chilenos marcou início da edição 2018

Projeto introduzido na agenda da secretaria Municipal de Cultura há cerca de dois anos, a Língua do P – Poesia, Poetas e Povo abriu a edição 2018 essa semana no dia 05 transportando os participantes a uma viagem literária pelas Américas, iniciada no Chile. O roteiro começou o trajeto no extremo Sul e irá até o Canadá. O condutor dessa viagem é o jornalista e poeta, Gerson Dudus. A próxima escala está marcada para a segunda-feira (19), após o término do Carnaval, com parada na Argentina.

O primeiro ponto visitado através da Língua do P partiu da leitura de obras de seis dos maiores poetas chilenos: Vicente Huidobro, Pablo Neruda, Gabriela Mistral, os irmãos Violeta e Nicanor Parra e Raul Zurita; dois deles ganhadores de prêmios Nobel: da Paz (Neruda) e de Literatura (Mistral). O projeto já ultrapassou a marca de 100 edições, reunindo poetas e apreciadores da poesia. Entre os que mais frequentam as reuniões poéticas estão Sandra Wyatt, Jorge Benzê, Cristina Medaglia, Paulo Emílio e a jovem escritora Isabella Ingra.

A viagem ao continente americano prossegue até o final do ano visitando mais de 30 países. A próxima parada será na Argentina para a leitura de consagrados poetas e escritores como o Nobel de Literatura Jorge Luis Borges, Julio Cortazar, Maria Helena Walsh e Tamara Kameszain. Os encontros com a poesia acontecem sempre às segundas-feiras, às 19h, no balcão nobre do Teatro Municipal de Macaé (Avenida Rui Barbosa, 780 - Centro).