Eduardo Bruno e palestra do Sebrae estão no Quintas no Museu

04/12/2018 10:28:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação

Apresentação do saxofonista Eduardo Bruno será às 19h

O show do saxofonista Eduardo Bruno vai abrilhantar o ‘Quintas no Museu’ nesta quinta-feira (6). O projeto da Secretaria de Cultura de todas as quintas-feiras, das 14h às 21h, no Solar dos Mellos, vem conquistando um público cativo para apreciar a música, a gastronomia e o artesanato da cidade em momentos de integração cultural. Neste espaço central e histórico, são ainda oferecidos workshops para micro e pequenos empreendedores, promovendo troca de experiências e aprendizado. A convidada desta semana é a responsável do Sebrae por Formação para os Microempreendedores Individuais (MEIs), Silvia Andréa Romão.

Logo após a abertura do evento, às 14h, o museu oferecerá aos visitantes uma sessão do projeto ‘Visita Guiada’ à exposição "Celebrando a Educação nos Museus – Tempo, linguagens e memórias" e às salas de acervo do Solar dos Mellos para que conheçam um pouco mais sobre a história do município, com o suporte de um historiador. Esta exposição, aberta em setembro, permanecerá até o final deste mês no Solar.

A palestra gratuita para 35 participantes, ‘Passo a Passo: Formação de MEI’, será ministrada das 15h às 16h30, no auditório Presidente Washington Luis. As inscrições podem ser feitas presencialmente ou pelo e-mail solardosmellos@macae.rj.gov.br, até quarta-feira (5). Outras informações pelo telefone 2759-5049.

"Esta palestra é especialmente voltada para pessoas empreendedoras que já estão em atividade ou pretendem desenvolver um trabalho autônomo. Vamos abordar os benefícios da formalização como Microempreendedores Individuais (MEIs), informar quem pode se tornar MEI e tirar dúvidas sobre o assunto. Será passado todo o processo para se tornar um MEI", explica Silvia Andréa.

A partir das 16h30, terá início a exposição de produtos artesanais locais. São artigos de moda, como saias, vestidos, blusas, bolsas, bijuterias, entre outras peças, e de decoração, como colchas, toalhas, caixas, adereços etc. Fora as muitas peças de decoração natalina: guirlandas, jogos americanos, enfeites diversos. Tudo isso em diferentes técnicas, como patchwork, fuxico, crochê, mosaico com vidro e cerâmica e outras. Além disso, as opções para presentes e lembrancinhas natalinas também são bastante variadas para pessoas de todas as idades. Os estandes de gastronomia e bikefoods também são ótima escolha durante o evento para o deguste de salgados e doces criativos, geladinhos gourmet, sucos naturais e cafés.

Show de Eduardo Bruno

Às 19h começará o Show de Saxofone de Eduardo Bruno, que fará releituras de canções que marcaram épocas com linguagem de Jazz. Ele interpretará Tom Jobim, Ivan Lins, Djavan, Stevie Wonder, Beatles e Michael Jackson. Eduardo Bruno é saxofonista e flautista atuante há mais de 25 anos, inclusive acompanhando vários artistas do estado e participando dos festivais de Jazz da região. Atualmente, ele está também na Orquestra Popular de Macaé (OPM), da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), na Sociedade Musical Nova Aurora, onde também ministra aulas, e na Banda da Secretaria de Educação.

"A música é uma grande ferramenta de sensibilização, deixando o público com os sentidos mais aguçados. Dentro de um museu, faz com que a plateia vivencie de forma mais intensa tudo o que o museu oferece", ressaltou o instrumentista.