Educação abre inscrições para Jogos Estudantis de Xadrez

10/08/2017 12:23:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom

Evento será realizado dia 31, no hall da Cidade Universitária, a partir das 9h

Alunos do Ensino Fundamental do 1° e 2° segmento e do Ensino Médio das escolas da rede municipal, do Colégio de Aplicação (CAp) e das escolas particulares Exame, Castelo, Ativo, Atlântico e Aprovado devem preencher a ficha de inscrição, até o dia 17, e enviar para o e-mail educacaoesportivasemed@gmail.com, para participar do Jeem Xadrez 2017. O evento será realizado dia 31, no hall da Cidade Universitária, a partir das 9h. Na edição do Jeem Xadrez do ano de 2016 cerca de 120 alunos participaram.

De acordo com o coordenador de esporte da secretaria de Educação, Adriano Marques, no dia 17, último dia para os interessados enviarem suas fichas preenchidas para o e-mail da Educação, haverá uma reunião às 9h com todas as escolas que vão participar. "O objetivo é definirmos juntos o regulamento do Jeem Xadrez e as regras. Na sexta-feira (18) será enviado o regulamento final para todas as escolas, oficializando para que todas cumpram as regras", citou.

O coordenador detalhou que uma das questões é o uso do relógio na competição. "No Jeem Xadrez desse ano vamos contar com o apoio do Clube de Xadrez de Macaé, dando apoio logístico, com instrutores da competição e também da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro", frisou Adriano.

O xadrez é um jogo usado como ferramenta para estimular a capacidade cognitiva do aluno/jogador. "Temos na rede hoje oito professores, entre eles, de educação física, titulares, integradores, entre outros, que trabalham com os alunos a modalidade do xadrez. O resultado é mais atenção, disciplina e pensamento lógico, melhorando o desempenho nas disciplinas matemática e redação", ressaltou Adriano.

Para o secretário de Educação, Guto Garcia, o xadrez é uma ferramenta pedagógica que desenvolve nos alunos atenção, concentração, julgamento, planejamento, coragem, lógica matemática, organização metódica do estudo, além de despertar o interesse pelas línguas estrangeiras. "O xadrez é mais que um jogo. É uma ferramenta que estimula nas crianças e jovens o lado psicológico, auxiliando na formação cognitiva e no caráter, oportunizando a eficácia na aprendizagem na prática do jogo", disse Guto.


Fotos Relacionadas