Educação Ambiental se destaca na rede municipal

23/06/2016 15:19:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

Ações educativas reforçam o contato com a natureza com alunos e seus familiares

A Educação Ambiental está cada vez mais integrada ao ensino municipal e a aplicação de suas práticas faz parte do dia a dia de alunos mais jovens. Crianças a partir de dois anos já aprendem sobre o cuidado com o meio ambiente. A Escola Municipal de Educação Infantil André Vinicius de Souza Gonçalves, situada no São Marcos, é uma das 106 escolas municipais, que se dedicam a projetos pedagógicos voltados à preservação ambiental.

Ana Júlia da Silva e Sofia Guedes estudam na unidade e mesmo com pouca idade participam de aulas sobre a importância da natureza e de oficinas e atividades específicas. “Gosto de cuidar das plantinhas. Temos que cuidar e regar muito bem”, conta Ana Júlia, de três anos.

À frente do projeto “Gentileza com meio ambiente”, a escola segue o semestre com ações educativas que reforçam o contato com a natureza com alunos e seus familiares. Ana Sophia Guedes aluna do maternal II ajudou a plantar mudas no pátio da escola. O novo espaço que ganhou pneus coloridos doados pelos pais e responsáveis se tornou uma das áreas preferidas da garotada. Cada turma é responsável por um pneu sustentável.

Satisfeita com a horta escolar, Cláudia Helena Azeredo, diretora geral, afirma que a sustentabilidade é um dos assuntos principais nas atividades interdisciplinares e, até mesmo, nas aulas de Artes. “Durante o segundo bimestre, nossos professores confeccionaram com os estudantes cartazes sobre o uso adequado do solo e da água, maquetes, filtro de água, murais e textos coletivos. Uma das atrações é a árvore produzida com rolos de papelão”, pontua, lembrando que foi ministrado workshop “Ecossistema”. A próxima abordagem da escola será sobre sentidos.

Outra aluna participante dos trabalhos foi Ana Sofia Valadares. Junto com os colegas, ela plantou e regou mudas que poderão ser utilizadas durante as oficinas em sala de aula. As crianças ficaram animadas com a notícia de que serão responsáveis pela horta. Para a professora Geise Lugon, o projeto é importante para desenvolver consciência ambiental. “Vimos resultados positivos. Mesmo com pouca idade, eles lembram de jogar lixo nos lugares adequados e não desperdiçar água. Esta horta é outro motivo de alegria, pois eles vão desenvolver cada vez mais a habilidade do cuidado”, ressalta.

A secretária de Educação, Marilena Garcia, acredita que projetos como estes são essenciais na formação da cidadania dos estudantes. Entre os temas estudados estão: reciclagem, impactos ambientais, calor e frio em excesso e recursos hídricos. As abordagens fazem parte de aulas práticas e teóricas nas salas de aula e laboratórios que atendem Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

- Temos exemplos de ações em prol do meio ambiente. A Escola Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel transforma óleo usado em sabão. Outro projeto é o “Bike Carolina”, ação interdisciplinar da unidade Carolina Curvelo Benjamin, situada no Trapiche. A iniciativa envolve aulas de campo com pedaladas em áreas naturais, reflorestamento, educação ambiental, conscientização de trânsito e rodas de conversa sobre vida saudável. Estamos satisfeitos com os resultados obtidos”, elencou a secretária.


Fotos Relacionadas