Educação de Macaé recebe Prêmio “Destaque em Saúde e Segurança nas escolas”

14/02/2020 14:40:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

A Secretaria Municipal de Educação de Macaé recebeu o Prêmio ODS “Destaque em Saúde e Segurança”, concedido pelo idealizador e coordenador do projeto “Cipas nas Escolas”, o técnico de segurança Orlandino dos Santos. Ele é o autor do projeto de lei que instituiu o Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas, regulamentado pela Lei Federal nº 12.645/2012.

A solenidade de entrega do prêmio foi realizada na última quinta-feira (13), na sede do Sindicato dos Servidores das Justiças Federais (Sisejufe), no Rio de Janeiro. Estiveram presentes juízes, desembargadores e outras autoridades, entre elas a procuradora Cínthia Simões, representando o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) e diretores de escolas da rede pública municipal de Macaé engajadas no projeto.

“O prêmio significa que o município de Macaé foi o que mais realizou ações voltadas à construção da cultura da saúde e segurança nas escolas em parceria com o MPT-RJ, com participação efetiva de alunos, professores e o maior número de escolas”, disse a psiquiatra e médica do Trabalho Maria Christina Menezes. Ela sempre enaltece que parcerias como esta só acontecem fruto de muito trabalho da equipe do MPT-RJ, com sede em Cabo Frio, que tem à frente a procuradora Cirlene Luiza Zimmermann.

O secretário de Educação de Macaé, Guto Garcia, disse que está muito orgulhoso de toda a equipe que compõe a rede pública municipal de ensino, incluindo alunos, professores, porteiros, auxiliares, técnicos-administrativos e os pais pelos esforços que fazem em conjunto para o melhor desempenho dos estudantes diariamente.

“Este prêmio é uma conquista de todos nós. A parceria com o MPT-RJ é muito importante e vai continuar este ano com novos projetos, implementados através do Centro de Formação Carolina Garcia”, anunciou o secretário.

Parceria já teve prêmios e curso

Em dezembro, o MPT-RJ premiou alunos da rede municipal com as três melhores atividades entre desenho, frase e redação sobre o tema “Segurança e Saúde do Trabalho em Ambientes Escolares”, marcando ações pelo Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, comemorado em 10 de outubro. Cada aluno premiado recebeu um tablet e foi feito sorteio de mais um para um professor das escolas participantes do concurso.

A parceria MPT/Educação de Macaé também levou à realização do curso “Escolas: ambientes de trabalho e de vida saudáveis e seguros”, ministrado de setembro a dezembro de 2019, com duas turmas nos turnos manhã e tarde. O curso foi realizado pelo MPT-RJ, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Macaé, por meio do Centro de Formação, e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Baixada Litorânea (Cerest-BL), de Cabo Frio.