Educação e Petrobras lançam Festival de Talentos do Programa de Criança

01/12/2005 16:39:10 - Jornalista: Cesar Dussac

O Programa de Criança da Petrobras, uma parceria da empresa com a Secretaria de Educação, realizou o I Festival de Talentos, no Teatro do SESI, nesta quarta-feira (30). Na parte da manhã, o grupo Hip Rap foi o primeiro colocado. Também foi premiado o grupo feminino de axé music Rapunzel. Houve desfile de manequins e números musicais. Laydianne Daut tirou o primeiro lugar na categoria artes/desenho, com o tema Natureza.

Narrada pela aluna Kananda, foi encenada a peça ecológica “A invasão de Lavado”, que não concorreu aos prêmios, porque já foi escolhida para representar Macaé no próximo dia seis, no Centro de Convenções, na final do concurso “Tire essa idéia da cabeça”, quando vai concorrer com mais 12 municípios da Bacia de Campos, que integram o Programa de Leitura da Petrobras.

A sub-secretária Leda Vieira, representando a secretária de Educação Milmar Pinheiro, cumprimentou os alunos e os organizadores do evento. “Sinto-me realizada. Alfabetizei durante 15 anos. Aqui, não houve vencedores ou perdedores. Só em estar aqui, todos são vencedores. Ao ver professores chorarem, fico feliz, pois tenho a certeza de que a máquina ainda não nos venceu”, afirmou.

O quarteto Hip Rapa deu show de hip hop ao som do Rap “Mundo Negro”, cuja letra fala dos problemas sociais e morais acarretados pelo uso de drogas e exalta o amor ao próximo. Os premiados foram escolhidos por um júri do qual fizeram parte a sub-secretária Leda Vieira, a assessora Marileda Bichara, professores do projeto e dois alunos – Jorge e Leonardo. Foi classificado em segundo lugar o grupo feminino de axé music, que dançou ao som da música Rapunzel, que deu nome ao grupo. Na categoria cantores, Rafael Cavalcanti foi o primeiro colocado, com a música “O Cacau”, de autoria de Bia Bedran, cantora e compositora de músicas infantis. No desfile, Lucas Carneiro tirou o primeiro lugar.

À tarde, o prêmio de música ficou com a aluna Érica, que interpretou uma canção gospel. A categoria poesia teve Cibele como vencedora, com poesia de sua autoria. O prêmio dança ficou com o grupo Força Jovem, enquanto o aluno Paulo Roberto venceu a categoria artes/desenho com o quadro Os Escravos.

A aluna Kananda, 10 anos, estudante de teatro, deu depoimento sobre o Programa de Criança da Petrobras. “Gosto muito do teatro e de tudo. O Festival de Talentos é bacana para as crianças se soltarem e mostrarem o que têm de bom”, afirmou. A professora Renata Mattos, coordenadora pedagógica do programa, foi homenageada várias vezes pelas crianças, através de canções e poesias. Renata falou do formato atual do Programa de Criança da Petrobras e de resultados.

- Houve grandes mudanças no programa em termos de estrutura e critérios, que trouxeram crescimento. Temos a parceria das famílias, do Cemeaes, Agenda 21, SESI, onde o programa funciona, e contamos sempre com a parceria da Secretaria de Educação, através da professora Lúcia Palermo, presente todas as segundas e quartas-feiras, além dos professores que compõem a equipe. As crianças progrediram nos estudos, cresceu o rendimento escolar, o que pode ser comprovado por notas e comportamento em sala de aula, afirmou.

Os alunos beneficiados pelo programa estudam nas escolas: Amil Tanos, Botafogo, Lagomar, Engenho da Praia, Eraldo Mussi, Télio Barreto, Ancyra Pimentel, Nova Holanda, Joaquim Luiz Freire, Neuza Brizola e Polivalente.