Educação e Saúde cumprem Lei Municipal sobre diagnóstico de diabetes

19/09/2005 17:41:59 - Jornalista: Cesar Dussac

Coordenadores da Educação, chefiados pela professora Solange de Assis, responsável pela Saúde na Educação, participaram nesta segunda-feira (19), no Centro de Referência ao Diabético, da quarta reunião preparatória para o Curso de Atualização do Uso de Aparelhos de Teste para Glicemia Capilar.

O curso se realizará no Centro de Referência, na próxima quinta-feira (22), de 08h às 12h e das 13h às 17h, para a Educação, Fundação de Ação Social, Secretaria de Esportes e Lazer, além de representantes de escolas particulares. Na quarta-feira, 21, o público alvo serão os profissionais da área de saúde, auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem das Unidades e programas. A programação obedece à Lei Municipal, que criou o Programa de Diagnóstico Precoce de Diabetes e Anemia Infantil na Rede Municipal de Ensino, sancionada pelo Prefeito Riverton Mussi, em vigor desde 03 de agosto último.

Segundo a coordenadora do Centro, assistente social Beth Gavazza, ficou acertado que merendeiras também deverão participar do curso, para serem orientadas pela nutricionista da Educação, quanto à alimentação de diabéticos e a prevenção contra a doença no setor alimentar. Outro que vai participar do Curso é o recreador infantil André Gustavo, que se apresentou voluntariamente para integrar a equipe da Saúde. “Aos quatro anos de idade, descobri que tenho diabetes tipo 1 e sou dependente de insulina. Vou conversar com as crianças e com os pais, com o objetivo de uma aceitação maior”, afirmou.

A endocrinologista do Projeto, Marselle Grion, que vai fazer palestra para os públicos relacionados, disse que os pais deverão responder a um questionário sobre a incidência do diabetes na família, e também serão chamados para orientação quanto a eles próprios e a seus filhos. “Diabetes tipo 01 surge na criança e no jovem. Quando abre o quadro, já está com sintomas graves, incluindo-se perda de peso.

Marselle Grion disse que o tipo 02 aparece no adulto. Segundo ela, geralmente, é descoberto em exames de rotina, com o paciente gordo. Quanto à mulher, Marselle explicou que um dos sintomas é a candidíase constante, o corrimento vaginal. De modo geral, em homens e mulheres, surgem problemas dentários, perda de peso, apetite exagerado, muita fome, boca seca, dormência constante nas pontas dos dedos das mãos e pés, formigamento, pouca sensibilidade nos dedos dos pés com relação à alternância calor/frio, além de estar com complicação nos olhos, mal funcionamento renal e ou mais problemas. O tratamento poderá ser à base de comprimidos e ou de insulina.

A enfermeira Lilia Simões é responsável pela capacitação e treinamento da área de coordenação de enfermagem. “Cabe a mim atualizar todos os que vão manusear os aparelhos de glicemia capilar: profissionais da área de saúde, coordenadores da Educação e diretores das escolas no trabalho integrado, usuários, além dos familiares de portadores da enfermidade.