Educacao e UFRJ debatem a formação do estudante com deficiência

15/06/2018 16:19:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

Cidade Universitária vai receber Encontro sobre Inclusão

“O processo de formação do estudante com deficiência – diálogos entre a universidade e a Educação Especial do Ensino Regular” é o tema do Encontro da Comissão Permanente Acessível e Inclusiva (Cpai), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que será realizado na Cidade Universitária nesta segunda-feira (18), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, às 13h, no Auditório Claudio Ulpiano, Bloco A. Os interessados em participar poderão se inscrever no local, até o início do evento e, no final, os presentes receberão certificado pelas quatro horas de debate sobre o tema de interesse, não somente dos estudantes com deficiências, mas dos profissionais da área e de toda a sociedade. Mais informações podem ser obtidas pelo email: ufrjinclusiva@macae.ufrj.br.

Durante o encontro haverá intérpretes da Língua Brasileira de Sinas (Libras) reproduzindo os debates aos participantes com deficiência auditiva. A palestra de abertura abordará “Diálogos com a Ouvidoria”, ministrada por Cristina Riche; em seguida, às 14h, “Os Segredos da Deficiência Invisível”, com Nuccia de Cicco; e, às 15h, haverá mesa-redonda sobre “A Barreira Atitudinal no Paradigma da Educação Inclusiva: uma Via de Mão Dupla”.

Três palestras darão origem aos debates: “Políticas Públicas na Educação Inclusiva, com Lucieid de Oliveira Garcia Martins; “Cultura Inclusiva: Permanência da PcD no Ensino Regular, com Garrolici de Fátima Peixoto de Alvarenga; e “A Formação no Ensino Superior da PcD Visual: Relato de Experiência”, com Raul Ferrarez Alves. O evento será encerrado às 17h.

A prefeitura tem a questão dos estudantes com deficiência como uma das prioridades e, por meio da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, abriu o programa de bolsas para tradutores intérpretes de Libras temporários a fim de contribuir para as atividades acadêmicas. Estas são fundamentadas nas Leis nº 10.436/2002 e 12.319/2010 e o Decreto nº 5.626/2005, que retratam a importância da Língua Brasileira de Sinais e o processo de inclusão de alunos surdos na rede pública de ensino. Dessa forma, o município fortalece a ação transformadora do conhecimento e viabiliza a relação entre a universidade e a sociedade.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.