Educação encerra campanha de devolução do livro didático

17/12/2014 18:19:00 - Jornalista: Joice Trindade

“Devolver o livro didático é legal”. Este é o nome da campanha que termina nesta sexta-feira (19), na rede municipal. O objetivo é sensibilizar alunos do 2º ao 9º anos de escolaridade da rede municipal de ensino quanto à devolução do livro didático.

A campanha conta com a atuação dos responsáveis pelos livros didáticos. De acordo com a coordenação do Livro Didático da rede municipal, a intenção é ter adesão expressiva de todos os estudantes. O trabalho da equipe pedagógica e dos professores que cuidam dos livros didáticos não é uma tarefa fácil. Todos eles atuam com a finalidade de que o material didático devolvido esteja em bom estado de uso para que outros estudantes possam utilizá-los no ano letivo de 2015.

De acordo com coordenadora do Programa do Livro, Roze Thomaz, este ano o ensino municipal trabalhou em prol da campanha “Pratique cidadania, devolva o livro didático”.

- Trata-se de um trabalho muito importante a ser realizado pela comunidade escolar, pois os livros devolvidos serão reutilizados no próximo ano letivo por outros alunos, contribuindo para o meio ambiente através do reaproveitamento de materiais. A intenção é reforçar o compromisso de cidadania de todos os alunos: direito de receber no início do ano letivo e dever de devolver no final, na própria escola, para reutilização -, ressaltou.

Para o próximo ano letivo, os livros para as escolas situadas na área central são entregues pelos Correios. Já a equipe da Secretaria de Educação está entregando os títulos para as unidades localizadas na serra. A remessa é executada Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

A secretária de Educação, Lúcia Thomaz, pontuou que as escolas municipais recebem livros didáticos por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e também devem atender compromissos legais referentes à entrega, conservação e devolução.

Ela acrescentou ainda que este ano as campanhas foram positivas em todas as escolas. “Vamos continuar primando pela qualidade de ensino e incentivo à leitura e ao bom uso do livro. A campanha segue as exigências legais de utilização do livro didático durante três anos e segue a resolução do FNDE”, finalizou Lúcia Thomaz.

Confira a página da devolução do livro didático.