Educação: Formaturas encerram calendário letivo

18/12/2014 17:04:00 - Jornalista: Joice Trindade

Terminam nesta sexta-feira (19) as formaturas dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que estão concluindo o ciclo V na rede municipal e dos que estão finalizando a Educação Infantil e seguindo para o Ensino Fundamental. Os eventos vão reunir alunos, educadores, pais e responsáveis nas escolas municipais de Educação Infantil e 20 unidades que contam com educação de Jovens e Adultos.

Durante as formaturas, os estudantes da EJA estão apresentando as atividades que foram executadas no decorrer ao ciclo, correspondente aos últimos anos de escolaridade. O curso é direcionado aos que não tiveram acesso à escolarização na idade própria ou que não deram continuidade ao Ensino Fundamental.

De acordo com a coordenadora da EJA, Margarida Silveira, para o próximo ano letivo os professores que atuam com a modalidade estão realizando estratégias e intervenções pedagógicas que visam ampliar os horizontes dos estudantes. “O trabalho intensifica a necessidade de se voltar para especificidade da Educação de Jovens e Adultos, que tem como ponto de partida o conhecimento e a construção de mudanças, através de práticas inovadoras implementadas pelo ensino municipal”, disse.

Em Macaé, a Educação de Jovens e Adultos prima pelo desenvolvimento da autonomia e senso de responsabilidade, fortalecendo a capacidade de lidar com as transformações que ocorrem na sociedade. “Durante a modalidade, são priorizadas questões como participação criativa dos cidadãos, cooperação e empreendedorismo”, disse a secretária de Educação, Lúcia Thomaz.

Este ano, a rede municipal teve 2.411 alunos em 111 turmas de 25 escolas municipais. O governo municipal atende, conforme a legislação, alunos com idade de 15 anos completos para estudar a modalidade do Ensino Fundamental; e maiores, na faixa de 18 anos, para o Ensino Médio. Já os adolescentes com idades inferiores as estabelecidas devem frequentar as escolas regulares, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.

Com a intenção de melhor atender aos alunos, a prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, também oferece atendimento diurno da EJA nas escolas municipais Maria Isabel Damasceno Simão (diurno) e Botafogo (diurno e noturno).

Projetos - Para melhor trabalhar com Educação de Jovens e Adultos, o ensino municipal vai realizar, no próximo ano letivo, curso de Formação Continuada. A capacitação direcionada aos professores vai enfatizar tópicos e questões para o melhor processo ensino-aprendizagem.