Educação implanta brinquedotecas no HPM

09/03/2017 17:55:00 - Jornalista: Simone Noronha

Foto: Divulgação

Crianças que estão sendo atendidas no HPM agora contam com mais dois espaços lúdicos

As crianças que estão sendo atendidas no Hospital Público Municipal de Macaé (HPM) agora contam com mais dois espaços lúdicos, que ajudam a passar o tempo durante os procedimentos médicos. Coordenadas pela equipe da Classe Hospitalar, duas brinquedotecas já estão funcionando no setor de Pronto Atendimento e na Observação Pediátrica, no anexo Irmãs do Horto. O projeto é uma parceria da Secretaria de Educação com o HPM, e já está fazendo sucesso entre os pequenos pacientes.

Pai da pequena Laila, de quatro anos, o pedreiro Luciano Sampaio, aprovou o novo espaço. “Estamos aguardando o resultado de um exame de sangue, e foi bom ela ter um espaço para brincar e ajudar a passar o tempo”, afirmou. No espaço, as crianças contam com brinquedos diversos, gibis e livrinhos. A equipe está aceitando doações de material usado, mas em bom estado, que pode ser entregue na sede da Secretaria de Educação, no setor de Serviço Social.

- Na Classe Hospitalar, o atendimento é mais direcionado para os conteúdos pedagógicos. A equipe do HPM sentiu a necessidade das binquedotecas, pois nos dois espaços as crianças geralmente têm que ficar aguardando e ficam entediadas. No Pronto Atendimento, a espera é por resultados de exames e outros procedimentos, que geralmente levam de duas a três horas. Já na Observação, a criança pode ficar internada por até dois dias, explica a professora Clize Vantil, que atua na Classe Hospitalar.

Em paralelo, a Classe Hospitalar continua funcionando no setor de Pediatria. O espaço atende crianças na faixa de dois a 13 anos, que estão passando por um período de internação. Com o objetivo de assegurar o direito de aprendizagem das crianças e adolescentes o programa se consolidou na região por também contribuir para reintegração à escola após alta do hospital.

A equpe é formada pelas professoras Clize Vantil, Zilma Azeredo, Priscilla Martins, Dilma Amaral e Luana Alvim, além das auxiliares de serviços escolares Elian Dias e Rita Luziê.

A Classe Hospitalar procura atuar sempre em parceria com as escolas, trabalhando com as crianças os conteúdos dados em sala de aula e até mesmo aplicando testes, caso seja necessário. Para as crianças menores, o trabalho é mais lúdico e envolve também as mães, que recebem orientações sobre saúde,cuidados com a alimentação, higiene e qualidade de vida. A Classe Hospitalar tem como objetivo dar continuidade aos estudos e melhorar a adaptação dos pacientes hospitalizados.

Com o projeto, a rede municipal atende ao Conselho Nacional de Educação, que prevê o atendimento educacional à crianças em tratamento de saúde, que implique internação hospitalar. O município também segue as determinações do Ministério da Educação (MEC), que indica a ação integrada entre os sistemas de ensino e saúde, por meio das classes hospitalares, na tentativa de dar continuidade ao processo de desenvolvimento e aprendizagem.