Educação inicia projeto piloto de coleta seletiva

02/05/2018 18:31:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Novecentos alunos do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel participam da iniciativa

Em Macaé, a educação ambiental está cada vez mais integrada ao ensino. Os cerca de 900 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar) aderiram nesta quarta-feira (2) ao projeto de coleta seletiva de lixo. A iniciativa faz parte da parceria com a empresa Macaense Ambiental, que lançou o projeto piloto na escola, já conhecida pelo desenvolvimento de ações ambientais. A partir de agora, materiais como plásticos de copo descartáveis, papéis e latinhas terão destino ambiental adequado.

A implementação do projeto é uma ação conjunta entre estudantes, equipe de auxiliares de serviços, professores e gestores. Dez coletores foram instalados em pontos estratégicos, como na entrada da unidade, próximo da quadra e nos corredores. Na semana passada, os estudantes participaram de uma palestra ministrada pela gestora ambiental Emanuele Amaral, representante da Macaense Ambiental.

A especialista repassou detalhes sobre o projeto e apresentou assuntos que destacam a importância da preservação do meio ambiente e da coleta seletiva de lixo. Os coletores de cor azul, por exemplo, vão receber papel e papelão limpos, o vermelho será destinado a plástico, o de cor amarela contará com o despejo de metais (latinhas, com exceção de embalagem de aerosol e querosene). Já o verde será destinado a vidros (copos e jarras, não podendo espelhos, lâmpadas e tubos de televisão). O tambor cinza será voltado para o lixo comum não reciclável.

De forma dinâmica e interativa, a palestra despertou a curiosidade dos alunos. Participativos, Mateus da Silva Gonçalves e Murilo da Costa responderam perguntas e afirmaram que aprovam o projeto. "Temos que nos preocupar com o meio ambiente e com o nosso futuro. A coleta seletiva é muito importante para o solo e para o bem da comunidade em que vivemos", observaram.

Jogos Internos - Os alunos também foram convidados a participar do projeto que será atrelado a uma das atividades da gincana dos Jogos Internos do Ancyra (JIAN), que será iniciado neste primeiro semestre. Guilherme de Oliveira da Silva, Lorena de Carvalho Souza e Ana Cecília Ribeiro, do 9º ano, afirmaram que vão fazer parte do projeto e da gincana. "Gostamos de saber que nossa escola será envolvida em um projeto ambiental tão importante. Temos que ficar atentos na separação dos resíduos. Com certeza, esta ação será importante para nossas vidas e o lugar em que vivemos", destacou Lorena.

Conscientização ambiental é intensificada

Os alunos aprenderam que implantar a coleta seletiva traz benefícios para o meio ambiente - os materiais não terão a natureza como destino final e a comunidade escolar poderá frequentar um local comprometido com o meio ambiente. "A coleta diminui a poluição do solo, da água e do ar, além de economizar energia e água. Também temos que ficar atentos, pois 50 quilos de papel reciclado correspondem a uma árvore poupada. Além disso, vidros, por exemplo, levam quatro mil anos para se decompor no meio ambiente. A empresa prima pela destinação ambiental correta", lembra Emanuele Amaral.

O diretor do colégio, Eder Pereira Peçanha, explica que a partir do início do projeto, a equipe gestora da escola vai tentar outras parcerias para também recolher o material reciclável, separar e comprar. "A intenção é seguir os moldes do projeto 'Produzindo Autonomia', que recicla óleo para fabricar sabão em barra, líquido e pastoso, além de velas decorativas, e com a venda, os recursos são revertidos em prol da escola", lembra o diretor.

Após o armazenamento de resíduos separados, o Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel vai entrar em contato com a Macaense Ambiental para solicitar a coleta dos materiais. Segundo Emanuele Amaral, plástico, papel e metal serão encaminhados para uma recicladora, que funciona no Rio de Janeiro. Já o lixo comum (isopor, guardanapos e resíduos de escritório) será destinado ao aterro sanitário de Macaé.


Fotos Relacionadas