Educação: inscrições abertas para 400 vagas para cursos gratuitos

13/08/2018 16:09:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Bruno Campos / Arquivo Secom

Professor Digital, Curta na Sala de Aula, inteligência emocional na educação e superdotação são algumas das capacitações

A Secretaria Municipal de Educação, através do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Macaé (NTM), está com inscrições abertas até quarta-feira (15) para quatro cursos gratuitos online, modalidade a distância (EAD), com um total de 400 vagas, sendo cem por curso. As inscrições são feitas pelo site do núcleo www.ntmmacae.com. As capacitações oferecidos são: Professor Digital, 25 horas/aula; Curta na Sala de Aula, também 25 horas/aula; Introdução aos Recursos do Google para Educação – nível I, 30 horas/aula; e Uso Ético, Seguro e Legal da Tecnologia – Desafios da Educação na Era Digital, 40 horas/aula. Mais informações através do e-mail cursos@ntmmacae.com.

A equipe do NTM estará disponível para tirar as dúvidas dos participantes, haverá suporte via e-mail e fórum de discussão. As aulas destinam-se aos profissionais da área.

Conheça um pouco de cada tema:

Professor Digital - Capacitação de professores no uso das tecnologias digitais, possibilitando a utilização das ferramentas tecnológicas de maneira pedagógica. Propiciará a inclusão de práticas em sala de aula, a fim de possibilitar aos alunos um espaço de troca de experiências, em torno dos recursos que devem ser colocados a serviço da educação contemporânea de boa qualidade, acompanhando as exigências da formação cultural.

Curta na sala de aula – Indicará diferentes programas e aplicativos para a preparação de um curta para ir além do roteiro comum, preparando o professor para uma significação pedagógica do uso do curta na sala de aula. Abordará temas como roteiro, som, imagem e edição de vídeos.

Introdução aos Recursos do Google para Educação – nível I – Apresentar as funcionalidades, além de suas aplicações e utilização na prática pedagógica, das principais ferramentas do Google: Gmail, Hangout, Agenda, Pesquisa, Chrome, Youtube.

Uso Ético, Seguro e Legal da Tecnologia – Desafios da educação na Era Digital – Possibilitará a formação do professor em relação a atitudes e posturas diante do perigo dos crimes virtuais, seja na prática pedagógica como também no seu cotidiano através da discussão dos casos em que caracterizem crimes virtuais.

Mais 19 capacitações podem ser feitas por profissionais da Educação

A Secretaria Municipal de Educação também está oferecendo 19 cursos gratuitos presenciais e semipresenciais de curta duração, de 20 a 60 horas de aulas, dedicados aos profissionais da área. As inscrições estão abertas e podem ser feitas também gratuitamente, pela Internet, no site do Centro de Formação Professora Carolina Garcia (CFCG), onde ocorre a maioria dos cursos www.formacaomacae.wixsite.com/formacao. Alguns são ministrados também na Cidade Universitária e no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep).

O Centro de Formação está, desde março, funcionando em novo endereço: Avenida Bráulio Gomes de Assis, ao lado do Senai, no Bairro Novo Botafogo. O contato também pode ser via e-mail cfcgmacae@gmail.com. O Cetep está localizado à Rua Alfredo Backer, 363, no Centro, próximo ao Corpo de Bombeiros; e a Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros, em frente ao Shopping Plaza Macaé.

Relação dos cursos com inscrições abertas: