Educação: Koferbol movimenta Sana

30/03/2015 17:26:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

Inscrições abertas para JEEM-Serra será até dia 15 de abril

O koferbol está atraindo cada vez mais adeptos no município. A prova disso é a participação de cerca de 70 alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais Oscar Cordeiro (Aeroporto), Pedro Adami e Sana (Serra). A expectativa é que a modalidade seja ampliada para outras escolas municipais.

Diante do sucesso da modalidade, este ano os Jogos Estudantis das Escolas Municipais (JEEM) incluiu o koferbol na programação. As inscrições para a primeira edição do JEEM-Serra, que também vai abranger a modalidade de futsal, seguem até o dia 15 de abril (quarta-feira). Os interessados podem se cadastrar na quadra central da localidade do Frade ou pelo endereço eletrônico sesce2015@gmail.com. A intenção é receber estudantes das unidades municipais Pedro Adami e Sana. A programação na Serra vai acontecer no dia 29 de abril.

Um dos pontos positivos da adesão da modalidade é a realização de torneios nas próprias unidades municipais. Neste sábado (28), cerca de 70 alunos do Colégio Municipal do Sana participaram do Campeonato de Koferbol da unidade com vitória da turma 802 (oitavo ano). A primeira edição interna do esporte movimentou não apenas os estudantes do colégio, mas toda a comunidade.

O diretor do Colégio Municipal do Sana, Sol Gray Tavares, disse que esta é mais uma oportunidade de contribuir com o desenvolvimento dos estudantes e aproximar ainda mais a comunidade escolar. "O koferbol está sendo um sucesso”, disse.

Além da competição, os alunos do Colégio Municipal do Sana tiveram contato com as equipes de Casimiro de Abreu e do Rio de Janeiro, que conta com alguns integrantes da seleção brasileira da modalidade. A equipe do Rio de Janeiro ganhou o amistoso. Segundo o coordenador do projeto e professor, Jhuan Leal, a intenção é que ainda neste semestre, os alunos representantes do koferbol da rede municipal façam parte de programações e competições específicas. “O koferbol conseguiu conquistar os alunos da rede municipal. Por ser uma modalidade diferente que integra todos os gêneros, a modalidade está atraindo meninos e meninas, que fazem questão de não faltar as aulas. Eles ficam mais concentrados e disciplinados até mesmo dentro de sala”, disse.

De acordo com a Subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Cláudia Regina Ribeiro Campos, o projeto koferbol é mais uma modalidade que prima pela formação integral do estudante. “Por ser mista, a modalidade destaca a cooperação, valor que acaba fazendo parte do dia a dia dos estudantes na escola e no ambiente familiar”, destaca.

Segundo a regra, a competição deve abranger dois times formados por oito pessoas cada um: quatro do sexo masculino e quatro do sexo feminino. Isso caracteriza o koferbol como o único esporte de quadra que não tem modalidade diferenciada por gênero. Criado na Holanda, o jogo misto é particularmente diferente dos outros desportos de quadra. No país, apenas Macaé, Casimiro de Abreu, Rio de Janeiro e Americana, em São Paulo, contam com equipes do desporto. A modalidade conta com uma bola especial e um cesto de 3,5 metros, em que os alunos tentam acertar.


Fotos Relacionadas