Educação lança Concurso de Apoio à Gestão do Livro Didático

22/05/2015 10:39:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

A preservação e devolução dos livros serão alvos da iniciativa

Cerca de 50 professores que atuam como responsáveis pelos livros didáticos na rede municipal já estão definindo estratégias para o Concurso de Apoio à Gestão do Livro Didático. A programação, lançada nesta semana pela Coordenação do Livro Didático da secretaria de Educação, está mobilizando as unidades municipais quanto à execução de ações que visam às boas práticas na gestão escolar.

O objetivo do concurso é incentivar ações eficazes desenvolvidas nas escolas municipais, realização de campanhas educativas de remanejamento, conservação e devolução dos livros. Toda ação segue o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A apresentação das atividades dos participantes será entre os dias 23 de junho a 12 de agosto. Já as inscrições para o Concurso de Apoio à Gestão do Livro Didático serão abertas no dia 10 de agosto e seguem até 4 de setembro. Os interessados poderão se inscrever pelo endereço eletrônico livro.macae@gmail.com ou entregar o cadastro na sala 210 da secretaria de Educação.

O concurso tem ainda como proposta a sistematização do Plano de Apoio à Gestão do PNLD com estratégias pautadas nas competências da gestão do programa e valorização dos participantes. A divulgação do resultado será no dia 22 de setembro. Os vencedores vão receber premiação de honra ao mérito.

Rede municipal prioriza livro didático

De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, a rede municipal prioriza a adequada utilização do livro didático tanto pelos alunos e professores. “O livro é importante recurso auxiliar na aprendizagem e avanços do ensino”, disse. Já a coordenadora do Programa do Livro Didático, Roze Tomáz, destaca que a proposta de envolver alunos, pais, comunidade escolar e parceiros da escola está sendo alcançada. “O compromisso de todos os integrantes envolvidos na campanha tem como abordagem principal: ´Livro Didático: caminhando lado a lado com a escola, unidos pela aprendizagem´”, observou.

A coordenadora lembrou ainda que as campanhas educativas e boas práticas referentes à gestão do livro, no espaço escolar e comunitário, devem ser desenvolvidas no decorrer de todo ano letivo, incentivando assim, as ações de aprendizagem e cidadania.

Aprovação

O lançamento do concurso foi elogiado pelos responsáveis por livros didáticos nas escolas. A cuidadora Juliana Rangel é uma delas. A profissional, que atua na Escola Municipal José Calil Filho (São José do Barreto), disse que está entusiasmada com o trabalho. “Já estou pensando em estratégias para utilizar junto às turmas de 1º ao 5º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O trabalho não é fácil, mas compensa quando vemos resultados como a conservação dos livros voltados não apenas para leitura, mas para trabalhos de pesquisa”, comentou.

Da mesma opinião é o cuidador do Colégio Municipal do Sana, Alexandre Ernesto Tavares. “Vamos definir atividades para envolver não só alunos, mas toda a comunidade escolar”, comentou o professor de História.