Educação lança projeto de proteção do Patrimônio Público

06/10/2017 15:48:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Arquivo Secom

O projeto foi desenvolvido de forma pioneira pelo Colégio Municipal Maria Letícia Santos Carvalho

“Proteger o Patrimônio público é cuidar do que é de todos nós”. Este é o tema de um projeto da Secretaria Municipal de Educação, que está envolvendo os alunos, professores e demais profissionais que atuam nas unidades escolares do município em atividades práticas de responsabilidade social. Eles passarão por um treinamento segunda-feira (9), às 14h, no Auditório Claudio Ulpiano, no bloco A, da Cidade Universitária, com o objetivo de desenvolver ações nas escolas que levem à conscientização, preservação e valorização do Patrimônio Público Escolar.

Os próprios alunos serão os responsáveis pelo estado de conservação e o funcionamento dos bens públicos dentro dos estabelecimentos de ensino. Em cada escola o representante de turma, que será chamado de agente patrimonial mirim, verificará as salas de aula diariamente para que todos recebam tudo funcionando em perfeita ordem. As carteiras terão uma etiqueta com a série, número e nome dos alunos por turno e também será feito o mapeamento das salas de aula, com lugar fixo para cada aluno.

O projeto será realizado em toda a rede de ensino, a partir de novembro, tendo como modelo o trabalho desenvolvido de forma pioneira pelo Colégio Municipal Maria Letícia Santos Carvalho. As atividades foram divididas da seguinte forma: Educação Infantil, com confecção de cartazes e avisos, exibição de vídeos sobre o tema Cinema Cidadão e exposição de fotografias no mural; Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio com confecção de cartazes e avisos, produção de slides e vídeo sobre as propostas citadas, postagens no blog da escola e no mural, palestras educativas, concurso de redação com o tema do projeto, apresentação de teatro e exposição de fotografias no mural.

As ações serão estendidas aos pátios, refeitório, biblioteca, laboratório, quadra e demais espaços das escolas para que também o lixo seja colocado na lixeira e as paredes estejam sempre limpas. O agente patrimonial mirim entregará, mensalmente, o resultado da fiscalização à direção da escola que o repassará à Secretaria de Educação para avaliação do estado geral do patrimônio público escolar.

O projeto é da equipe de Educação Patrimonial e, segundo Tiago Umbelino, visa levar à reflexão sobre “É a escola que queremos”? A Educação entende que o dinheiro gasto com a recuperação da depredação das unidades escolares pode ser investido nas necessidades básicas para a população. Daí o papel da sociedade, que pode e deve dar a sua contribuição reconhecendo a importância da conservação do patrimônio escolar, identificando situações de desrespeito e violência do ambiente e os custos causados pela depredação.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.