Educação premia escolas vencedoras do concurso Livro Didático

17/10/2017 10:19:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Premiação acontece nesta quarta-feira nas escolas Interagir e Polivalente Anísio Teixeira

Ações inovadoras serão destaque na premiação do concurso Boas Práticas na Gestão do Livro Didático, nesta quarta-feira (18), na Escola Municipal Interagir (Centro), às 9 horas e Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol), às 14 horas. Cerca de 20 escolas do Ensino Fundamental um e dois participaram do concurso.

Uma comissão julgadora avaliou os planos de apoio à gestão do livro didático e os quesitos de criatividade, efetivação das ações sistematizadas pela escola, originalidade e coerência dos slogans com o tema do concurso.

As premiadas da Escola Municipal Interagir serão as diretoras Dilma de Almeida e Danielle Vieira, a cuidadora Maria Alice dos Santos Osório e a professora parceira Silvana Veronese. A premiação também será para a aluna Júlia da Cunha, que produziu o slogan "Livro didático: você pode ganhar, a sua responsabilidade é devolver depois que utilizar".

Já da Escola Municipal Polivalente Anísio Teixeira os ganhadores serão as diretoras Sônia Dias e Ana Cristina da Silva, o professor parceiro Marcelo Abreu Gomes e a professora Jaine Veras. A lista de homenagens também conta com a estudante Hester Andrade, autora do slogan "O livro didático me ajudou a entender, evoluir e crescer, mas também é importante para outras crianças, então é preciso devolver".

Em Macaé, escolas do Ensino Fundamental atuam na gestão do livro didático, o que garante ao município o reconhecimento da Coordenação de Apoio às Redes de Ensino do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) quanto à prática de utilização e conservação do livro didático.

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, a proposta foi alcançada. "Reforçamos a utilização do livro como importante recurso auxiliar na aprendizagem, estimulando também a devolução dos livros pelos alunos no final do ano letivo", ressalta.

Mesmo com o término do concurso, as escolas continuarão com ações como campanhas educativas, remanejamento de livros, conservação adequada. Educadores e alunos receberão kits pedagógicos, certificados e troféus de honra ao mérito. Já as escolas vão receber kits literários.