Educação: profissionais de Nutrição fazem capacitação

14/11/2017 16:33:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

Aula foi promovida na secretaria de Qualificação Profissional nesta terça-feira

Dez profissionais da Coordenação de Nutrição da secretaria de Educação participam do curso de capacitação em Hortas Urbanas na secretaria Adjunta de Qualificação Profissional - antigo Cetep, ministrado pelo engenheiro agrônomo da secretaria de Agroeconomia, João Carlos Flôres.

No segundo módulo, ministrado nesta terça-feira (14), foram abordados os temas rotação e consolidação de cultivos, informações sobre hortaliças e ervas medicinais e plantas alimentícias não convencionais (PANCs). O curso conta com três módulos de carga horária total de 12 horas. O objetivo é formar multiplicadores que irão capacitar outros profissionais da rede a médio e longo prazo.

O primeiro módulo trabalhou os temas: o porquê de consumir alimentos orgânicos, conceitos de agricultura orgânica, cuidados com o solo, plantas e a saúde humana e planejar uma horta.

Já no terceiro módulo haverá atividades práticas ministradas pelo engenheiro agrônomo, no Horto Municipal de Macaé, onde os profissionais vão praticar o cultivo de brotos, como fazer a compostagem caseira e confecção de vasos com mudas de hortaliças.

De acordo com o engenheiro agrônomo, João Flôres, após o último módulo será aplicada uma avaliação para o encerramento do curso. Durante os módulos, os profissionais vão aprender como deve ser feito o manejo da matéria orgânica e a importância dela para um bom solo. As aulas possuem conteúdo teórico e prático, com o objetivo de sensibilizar os alunos à produção urbana de alimentos, tanto em residências como em espaços públicos.

- As práticas de agricultura urbana são uma saída para a produção e o consumo de alimentos orgânicos, revitalização de bairros, envolvimento comunitário, geração de renda, uso de áreas ociosas nas cidades, nas residências, prédios e condomínios - citou João Flôres