Educação promove 2ª Semana de Formação do Ensino Fundamental

06/04/2017 15:03:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Capacitação busca aprimorar técnicas do processo de ensino e aprendizado

Termina amanhã (7), a 2ª Semana de Formação Docente do Ensino Fundamental no Centro de Formação Carolina Garcia. A programação é voltada para a qualificação dos professores do 1º ao 5º ano, professores de referência, integrador e professor orientador.

A formação para os educadores do 1º ao 4º ano tem como tema a "Leitura". O objetivo, segundo a superintendente de Ensino Fundamental, Balade Aref, é compartilhar estratégias para o desempenho da competência leitora e relacionar teoria e prática vivenciando atividades de leitura.

A formação também se estende para profissionais que trabalham com 5º ano, que estão recebendo informações sobre o aprofundamento de estudo com descritores de Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, o Caderno de Orientação Curricular (COC) está sendo trabalhado junto aos professores de referência e de Educação Física (que contam com um dia e horário especial de formação).

Professora do 1º ano de escolaridade da Escola Municipal Eda Daflon (Imbetiba), Ana Silva Martins elogiou a formação. "A equipe é maravilhosa. A atualização é fundamental para melhoria da nossa atuação na sala de aula. Gosto muito de participar de cursos como esse", destaca.

Da mesma opinião é a participante Ana Célia Vitorino. A professora orientadora do Colégio Municipal Neusa Goulart Brizola (Barra) contou que fez questão de se inscrever. "Este é o momento de inovar conhecimentos e compartilharmos experiências que vão enriquecer nosso dia a dia na escola", conta.

Para este ano letivo, a Superintendência de Ensino Fundamental tem como propostas garantir a alfabetização com perspectiva de melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem; atualização do Caderno de Orientações Curriculares (COC); formação bimestral para professores de Língua Portuguesa e Matemática e descritores da Prova Brasil; formação bimestral para demais profissionais com metodologias referentes à adolescência.

Outras intervenções previstas para o segmento são: disponibilização de material de apoio à docência com fóruns online; realização de avaliação municipal de acompanhamento - 6º ano e consolidação dos conteúdos básicos em Língua Portuguesa e Matemática e descritores da Prova Brasil (9º ano).