Educação promove mobilização de combate ao Aedes nesta quinta-feira

14/03/2017 15:04:00 - Jornalista: Equipe Secom

As escolas da rede municipal vão realizar nesta quinta-feira (16) o desafio "Você é o maior aliado contra o Aedes". A campanha tem a finalidade de mobilizar alunos e profissionais de todas as escolas, além da comunidade e representantes de setores públicos na conscientização de combate ao mosquito transmissor da dengue, chicungunha, zika vírus e febre amarela.

Na programação haverá apresentação dos trabalhos pedagógicos que foram desenvolvidos desde a volta às aulas, nas unidades da área central, bairros e região serrana. O foco é apresentar informações sobre os danos que o mosquito pode causar e as ações preventivas que podem ser realizadas e fortalecidas. A culminância dos projetos executados nas escolas será em forma de peças teatrais, exibição de cartazes, caminhadas com entregas de panfletos, além de músicas e gritos de guerra específicos.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, o tema da dengue foi incluído no projeto político pedagógico de cada unidade municipal com o objetivo de ser trabalhado durante o ano letivo em parceria com a comunidade escolar e familiares dos alunos. "A escola é o melhor lugar para formar multiplicadores e propagadores de informações para se combater o mosquito Aedes aegypti", ressalta.

O desafio também contará com atuação dos agentes de combate a endemias, que serão responsáveis por informações específicas, aplicação de larvicida, controle mecânico e entrega de folhetos explicativos sobre as doenças causadas pelo mosquito. A rede municipal conta com a parceria de setores como Centro de Controle de Zoonoses e Secretaria de Saúde. Além da limpeza das unidades e colocação de larvicida, os estudantes participam de atividades diversas como caminhadas de conscientização com entrega de material informativo e coleta de materiais nas ruas próximas às unidades.

Para reforçar o combate à proliferação, a Secretaria de Educação promove conforme um cronograma específico a retirada de bens inservíveis das escolas. O trabalho conta com recolhimento de materiais como mesas, cadeiras, carteiras e armários, que serão levados para o Depósito Público Municipal

Aedes - O mosquito Aedes aparece mais no período da manhã e do meio para o fim da tarde; prefere ambientes quentes; tem hábitos rasteiros, não ultrapassa um centímetro e meio de altura; gosta de ficar escondido em cortinas, embaixo do sofá, armários e camas. A picada do Aedes não provoca dor e o mosquito não produz som ao voar.