Educação realiza Fórum de Debates sobre Educação Especial

14/06/2005 17:19:25 - Jornalista: César Dussac

A secretaria de Educação de Macaé realiza no auditório do Colégio Estadual Luiz Reid, nesta quarta-feira (15), de 08h às 17h, um Fórum de Debates sobre Educação Especial. O evento é dirigido a profissionais de educação que atuam com alunos surdos, orientadores pedagógicos e educacionais.

As palestras estão a cargo de profissionais da Associação Macaense do Deficiente Auditivo – Amada: a psicopedagoga, Janete Lopes; a fonoaudióloga, Karine Kasper ; a instrutora de linguagem brasileira de sinais – libras, Isabel Fernandes e as professoras Aline Gomes, Alessandra Crivellori e Rita Coutinho.

“Histórico sobre educação de surdos” e “As implicações da surdez no processo de aprendizagem” são temas a cargo da psicopedagoga Janete Karine Kasper que também aborda o tema “O que é surdez?”. “A importância da Linguagem de Sinais no Desenvolvimento da Pessoa Surda” é palestra da instrutora de libras, Isabel Cristina, com a interpretação de Cristiane Lopes. A partir das 14 h, serão abertas as oficinas “Conhecendo Libras” e “A Prática em sala de aula”.

Segundo a secretária Milmar Pinheiro, o evento é um importante espaço para que sejam discutidas melhores formas de atuação dos profissionais que trabalham com alunos surdos.

A realização do fórum vem ao encontro do objetivo da Secretaria de oferecer subsídios teóricos e práticos aos profissionais da rede municipal para o trabalho com estudantes portadores de necessidades especiais.