Educação recebe cinco mil alunos cadastrados na pré-matrícula

22/01/2018 11:11:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Guga Malheiros

Secretaria de Educação vai divulgar o resultado da terceira etapa no dia 31 de janeiro

A rede municipal recebeu um total de 5.432 alunos cadastrados nas primeira e segunda etapas da pré-matrícula. Deste total, 3.717 estudantes são na faixa de dois e três anos e se inscreveram na primeira fase. Na segunda fase foram 1.715 candidatos, a partir de quatro anos. Em Macaé as aulas começarão no dia 5 de fevereiro. Além do atendimento à faixa obrigatória, a partir de quatro anos, a meta deste ano letivo é colocar todas as crianças acima de dois anos na escola, proposta que está sendo cumprida com as inaugurações de escolas de Educação Infantil.

A rede municipal também contará com o programa Analfabetismo Zero. O objetivo é seguir o Plano Nacional de Educação e zerar o índice de analfabetismo no município, que segundo registros chega a 4%, número inferior à média nacional, que é de 9%.

O Analfabetismo Zero terá a parceria da Estratégia Saúde Família (ESF) para identificar os moradores que não tiveram a oportunidade de completar a escolaridade. "Esta parceria é fundamental. Muitas pessoas têm vergonha de confirmar que são analfabetas. Precisamos identificar e trazer essas pessoas para serem alfabetizadas", pontuou o secretário de Educação, Guto Garcia.

Etapas - A primeira etapa foi realizada no período de 06 a 24 de novembro. Já a segunda fase da pré-matrícula ocorreu entre os dias 04 a 15 de dezembro. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, os pais ou responsáveis que perderam os períodos de pré-matrícula também tiveram a oportunidade de cadastrar os candidatos na terceira fase da pré-matrícula, até a última sexta-feira (19).

A Secretaria de Educação vai divulgar o resultado da terceira etapa no dia 31 de janeiro, no portal da prefeitura. Já a matrícula dos atendidos no cadastro será entre os dias primeiro a seis de fevereiro.

Cadastro reserva - Os responsáveis dos candidatos na faixa de dois e três anos não atendidos na primeira fase da pré-matrícula (Maternal I e Maternal II) não precisarão comparecer à Secretaria de Educação para solicitação de vagas. Os candidatos que não tiveram seus nomes incluídos no resultado da pré-matrícula estarão automaticamente no cadastro reserva da rede municipal, uma vez que o Serviço de Cadastro e Movimentação de Alunos fará a convocação ao longo do ano letivo de 2018.