Parquinhos novos continuam sendo instalados nas escolas da rede municipal. Os espaços estão recebendo playgrounds específicos, que foram divididos com as dimensões maior (ponte, passarela, escorregador e rampa), médio (escorregador, rampa e ponte) e menor (escorregador e ponte). A entrega, iniciada no primeiro semestre letivo, segue até o final deste ano, conforme agenda organizada pela equipe de Infraestrutura da Secretaria de Educação. O objetivo é dotar as unidades com brinquedos que visam garantir segurança e acessibilidade.
Cerca de 20 parquinhos já foram entregues até este mês de novembro. As escolas municipais que receberam parquinhos recentemente foram: Fazenda Santa Maria (Horto), Professora Anna Benedicta da Silva Santos (Centro), Marlene Diniz Caldas (Piracema), Emei Professor Arlete Ribeiro José (Miramar) e Escola Municipal Maria Augusta de Aguiar Franco (Bicuda Pequena).
Outros espaços escolares que ganharam os parquinhos neste ano letivo são: Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Juventino da Silva Pacheco (Barra); Professora Iracy Pinheiro Marques (Lagomar); Professor Joaquim Luiz Freire Pinheiro (Cajueiros); Professora Elisa Maria Silva de Azevedo Portugal (São José do Barreto); Professor José Augusto Abreu Aguiar (Centro) e Professora Lia Koop Franco (Aeroporto); Professora Neiva Mariano dos Santos (Cajueiros); Dolores Garcia Rodriguez (Mirante da Lagoa); Átilla de Aguiar Maltez Júnior (Cajueiros); Elea Tatagiba de Azevedo (Aroeira); José Bruno de Azevedo (Malvinas) e Zélia de Souza Aguiar (Malvinas).
A ampliação de parquinhos na rede municipal tem a proposta de contribuir com o desenvolvimento dos alunos, na socialização, autoconfiança, equilíbrio, coordenação motora e na percepção do mundo. Por ser um espaço voltado para descontração, os parquinhos também ajudam nas conversas entre os alunos e professores. O convívio com outros alunos nesse tempo livre facilita a criação e percepção de vínculos sociais, como a formação de amizades, a importância de compartilhar o espaço, os brinquedos e o entendimento de regras.
De acordo com estudos, as interações das crianças no parquinho são mais espontâneas, o que favorece nas habilidades sociais como a empatia, cooperação e o companheirismo.