Educadores participam de Encontro Temático

22/06/2005 14:57:15 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Acontece nesta quinta-feira (23), no auditório da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), a partir das 13h, o IV Encontro Temático com Educadores, “Ética e Sustentabilidade”. O palestrante será o professor e doutor em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Marcus Figueira da Silva.

Os encontros temáticos, do Projeto Educando na Cidadania, iniciativa da prefeitura de Macaé, através do Programa Macaé Cidadão, em parceria com a secretaria municipal de Educação, são realizados desde o início deste mês. Os temas abordam a cidadania, através de palestras com profissionais capacitados, visando estimular a reflexão crítica e investigativa sobre a realidade, envolvendo a comunidade educativa na perspectiva de contribuir para a educação dos jovens.

O Programa Macaé Cidadão espera obter o sucesso dos três encontros anteriores. Para isso, escolheu um tema atual - Ética e Sustentabilidade - e um palestrante com reconhecimento sobre o assunto no país. Marcus Figueira, que tem como área de atuação a História da Filosofia, Ética e Metafísica, atua como professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFRN. Ele atua também como professor do Departamento de Filosofia da mesma universidade. Marcus Figueira tem trabalhos publicados sobre o tema que apresentará aos professores macaenses.

Professores falam sobre os Encontros Temáticos

Para a professora Márcia Heloísa Branco de Azevedo, coordenadora da Casa da Educação, os encontros temáticos têm sido importantes. Ela diz que os temas serão reproduzidos nas unidades escolares do município. Ela ressalta a presença dos professores e coordenadores da Casa da Educação. “Os encontros contribuem para a formação continuada do professorado participante, abordando questões atuais, que serão levadas para as escolas” afirma Márcia.

A professora Amarilda Dumas, da Escola Municipal da Aroeira, também considera que os encontros têm muito valor, analisando a sociedade e suas complexidades.

Para a coordenadora do Ensino Fundamental da Casa da Educação, professora Isis Maria Rosa, o Programa Macaé Cidadão acertou quando trouxe o tema cidadania para ser discutido na base. ”Uma idéia oportuna. Abordar a cidadania através de discussão de políticas públicas na base. O fazer conhecer, reconhecendo o papel importante da escola”, ressalta a professora.