Eleições para diretores inscrições terminam dia 16

11/10/2018 11:01:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Atendimento é de 10h às 16h, na sede da Secretaria de Educação

Em virtude do feriado do Dia do Professor, na próxima segunda-feira (15), a Secretaria de Educação adiou para terça-feira (16), o último dia para inscrições do processo seletivo para o preenchimento das funções de diretores gerais e adjuntos nas escolas municipais. As inscrições, que seriam encerradas na segunda-feira (15), estão sendo realizadas de 10h às 16h, na sede da Secretaria de Educação, Rua Vereador Djalma Sales Pessanha, 591, Novo Botafogo, próximo ao Senai.

Deverão ser entregues documentos e declaração cujo modelo está disponível no site da Prefeitura de Macaé, assim como o edital com todos os critérios de participação.

A rede municipal de Macaé conta com 230 diretores gerais e adjuntos. As etapas da seleção são inscrição com entrega de documentos e avaliação, além de cadastro das chapas; apresentação de Plano de Gestão à Comunidade Escolar e campanha eleitoral nas unidades escolares. O candidato que necessitar de condição especial para realização da avaliação de conhecimento deverá solicitar por escrito durante as inscrições.

O processo eleitoral visa o atendimento ao direito e às aspirações da comunidade escolar em participar dos momentos decisórios da gestão do ensino público.

Após as inscrições com entrega de documentos será realizada avaliação de conhecimentos no dia 21 de outubro, das 8h às 13h, no bloco A da Cidade Universitária. O processo de Certificação Profissional tem caráter eliminatório em que o candidato deverá alcançar um mínimo de 50% do total de pontos para estar apto para ter corrigida a sua prova de redação. Já o gabarito preliminar será divulgado no dia 22 deste mês no site da prefeitura. Os resultados da primeira etapa serão divulgados, através do número de inscrição, no dia 12 de novembro, na Secretaria de Educação, em listagem afixada no mural, além do site.

Chapas - Os candidatos aprovados na primeira etapa deverão inscrever as chapas completas para concorrer ao processo eleitoral no período de 21 a 22 de novembro, das 10h às 16h, junto à Comissão Eleitoral Central, na Secretaria de Educação.

Plano de Gestão - A segunda etapa do processo será a apresentação do Plano de Gestão à Comunidade Escolar, etapa obrigatória, sem caráter eliminatório ou classificatório, devendo conter a identificação e caracterização da Unidade Escolar e os aspectos administrativos, financeiros e pedagógicos, com metas e estratégias. O período de apresentação dos Planos de Gestão das chapas para a comunidade escolar vai acontecer entre os dias 23 a 26 de novembro.

Período eleitoral - Após a fase de apresentação do Plano de Gestão vai acontecer o período eleitoral entre os dias 27 a 30 de novembro. As eleições serão no dia 4 de dezembro nas escolas municipais nos turnos de funcionamento.

Resultado - Já a divulgação do resultado final da eleição está prevista para o dia 6 de dezembro, a partir das 16h, na Secretaria de Educação, com listagem fixada no mural e na sala da Comissão Eleitoral Central. Os candidatos que não concordarem com o resultado final da eleição poderão protocolar seus recursos junto à comissão Eleitoral Central, nos dias 7 a 10 de dezembro de 2018, de 10h às 16h, na sede da secretaria. Os resultados dos recursos e a divulgação dos eleitos será no dia 13 de dezembro.

Todos os gestores eleitos participarão de curso de atualização em prestação de contas no dia 17 de dezembro. Já o período de transição entre os diretores será entre os dias 16 a 30 de dezembro.


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