Eleitor do Futuro: campanha escolar amplia olhar para a cidadania

26/05/2017 16:32:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

Oficinas preparam os alunos para o desenvolvimento de campanhas

Prossegue o período de desenvolvimento das oficinas de preparação e desenvolvimento da campanha do programa eleitor do futuro nas escolas. Professores e alunos estão se preparando para as eleições fictícias que serão realizadas com estudantes do 9º ano de escolaridade das escolas municipais. O processo eleitoral simulado será realizado entre os dias 26 a 29 de junho com direito à urna eletrônica cedida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Nesta sexta-feira (26) foi realizada oficina no Colégio Municipal Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol). O partido responsável foi "Esporte, lazer, integração da comunidade". A ocasião contou com a palestra "Prática, esporte e lazer", ministrada pelos professores de Educação Física, Alexandra Macedo e o coordenador de Esportes da rede municipal, Adriano Marques, que incentivaram a votação e propostas que podem ser desenvolvidas na gestão esportiva.

A programação foi elogiada pelos alunos. "Tirei meu título e estou ansiosa para votar nas próximas eleições. Gostei muito deste projeto, que nos leva a pensar na qualidade de vida", destaca Júlia Pires, de 16 anos. Também nesta sexta foi realizada atividade do partido "Segurança pública e combate à violência", com palestra da coordenadora de Segurança Escolar da rede municipal, Patrícia Moura.

Durante a campanha, os alunos poderão participar de comícios e debates em que serão utilizados material gráfico com dados da campanha. Entre o dia 1º a 23 de junho acontecerá a campanha eleitoral nas escolas e, após o resultado final, a diplomação está programada para o mês de agosto.

Eleitor do Futuro

O programa é uma parceria da 254ª Zona Eleitoral de Macaé, Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro com a Secretaria Municipal de Educação de Macaé.

De acordo com a coordenadora dos Conselhos Escolares da Secretaria Adjunta de Atenção Básica, Márcia Correa, os alunos que forem eleitos terão o compromisso com o município por meio de cartas de intenções, contribuindo com os gestores públicos com ideias de melhoria para o município.


Fotos Relacionadas