Embaixador brasileiro em Angola faz palestra em Macaé

17/05/2005 11:53:33 - Jornalista: Sérgio Lopes

A Secretaria de Indústria e Comércio de Macaé, através da Coordenadoria de Comércio Exterior, realiza nesta terça-feira, dia 17, às 14h, no auditório do Paço Municipal, localizado na sede da prefeitura, palestra com o embaixador brasileiro em Angola, Jorge Taunay, sobre Oportunidades de Negócios em Angola.

De acordo com o coordenador de Comércio Exterior da secretaria, Adolpho José de Moura, o objetivo é demonstrar a capacidade de absorção do mercado angolano dos produtos brasileiros dos mais variados setores, principalmente, os ligados ao petróleo e gás. Haja vista que Angola e Nigéria representam os maiores produtores da África Austral.

Angola é um parceiro econômico de grande relevância para o Brasil, em face da colonização e língua portuguesa, além dos usos e costumes bastante similares à brasileira. “É de se destacar que toda a população afro-descendente no Brasil é oriunda dessas duas nações, daí a grande identidade cultural entre nós”, explica Adolpho.

Angola conseguiu sua independência de Portugal há 40 anos, mas, infelizmente, sofreu uma guerra civil que devastou a nação inteiramente até os meados dos anos 90. Após isso, o país iniciou um ciclo econômico e financeiro baseado em minas de diamantes e de poços de petróleo e gás no litoral.

Entretanto toda a infra-estrutura social, de saúde, meio ambiente e de saneamento; rodoviário, de agricultura e comércio em geral está para ser construída. Consciente de que o turismo poderá contribuir decisivamente para o progresso sócio-econômico da Nação, foi atribuído ao setor pela primeira vez no Estado Angolano, um lugar de destaque na Estrutura do Aparelho do Estado com a recente criação de Ministério da Hotelaria e Turismo, em Julho de 1996, cuja ação visa a promoção de condições eficazes, tendentes a proporcionar um desenvolvimento harmonioso e auto-sustentável.

“Desta forma existe uma imensa possibilidade de negócios, principalmente, na área de petróleo e gás que atinge diretamente a comunidade industrial e comercial macaense. Ressaltamos a presença da Petrobrás, Odebrecht, supermercado e mais outras iniciativas comerciais oriundas do Brasil estabelecidas em Angola”, disse Moura.

Com esta visita, o embaixador brasileiro em Angola, Jorge Taunay, pode trazer informações preciosas para os empresários na abertura do mercado angolano. Desta forma, o coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura, está cumprindo o desejo do prefeito Riverton Mussi, no sentido de incrementar as atividades econômicas e financeiras do município com outros países que possam absorver a tecnologia brasileira, em águas profundas, já consagrada mundialmente. “Estimulado pelo prefeito com a abertura de novos pólos industriais, tecnológicos e de serviços e apoiados numa estrutura de comércio exterior, vamos poder garantir a economia macaense em vários setores industriais e comerciais após o ciclo do petróleo em nossa região”, finaliza coordenador.